22/02/2017
Veloso defende criação de “Observatório Municipal de Segurança Pública”
Assessoria de Gabinete do Vereador
O vereador por Cuiabá, delegado Marcos Veloso (PV), durante sessão da Câmara, nesta terça-feira (21), defendeu a criação do “Observatório Municipal de Segurança Pública”. “Essa é uma ferramenta que já existe em diversos lugares do mundo, para o enfrentamento da criminalidade e violência. Estamos finalizando estudos para propormos a implantação na Capital”, ressaltou o parlamentar.

Desta forma a Segurança Pública passa a ser tratada com base em dados estatísticos e análise criminal no âmbito de atuação do município, destacou o vereador Marcos Veloso, mas não somente dados de Segurança Pública, vamos agregar dados sociais, de Educação, Saúde, entre outros. Iremos fazer um estudo dos grupos em vulnerabilidade, nos ambientes que proporcionam a vulnerabilidade do cidadão e vamos cruzar com os dados de criminalidade e violência”, pontuou.

Ele comentou que o modelo ganhou notoriedade e dimensões mundiais após a obtenção de resultados positivos na cidade de Bogotá, na Colômbia, onde as mudanças na gestão de Segurança Pública, com base no observatório, reduziram consideravelmente os índices de criminalidade. “Esses dados permitem, por exemplo, fornecer aos sistemas de Segurança, os ambientes que requerem uma intervenção para as questões que afligem a segurança pública”, destacou.

Para a realidade de Cuiabá, Marcos Veloso projetou a elaboração de um plano municipal de Defesa e Segurança Pública, que servirá como apoio na atuação dos meios de Segurança. “Cuiabá é uma das poucas Capitais que não dispõem de um plano municipal para o enfrentamento da violência e criminalidade. Não podemos simplesmente olhar para o sistema de Segurança Pública, uma vez que ela está alicerçada nos seus efeitos e nas suas causas muito mais nas questões sociais do que nas questões policiais”, analisou.

Para mostrar a relação entre as questões sociais com a violência em geral, o parlamentar estima que mais de 60% das vagas de UTIs do Pronto-socorro de Cuiabá, atualmente, são ocupadas por pacientes oriundos de casos de violência urbana. “O município precisa fazer algo. Temos que sair de uma zona de conforto e achar que a Segurança Pública é um problema somente da União e do Estado, pois o município pode sim interagir com as questões da Segurança Pública e esse observatório é uma delas”, frisou Marcos Veloso.

Assessoria de Imprensa do vereador Marcos Veloso