24/06/2008
Governo Federal reconhece ação antidrogas do parlamento municipal cuiabano
Secom Câmara/CBA
Vereadora Enelinda Scala recebeu a homenagem em Brasília
A Câmara Municipal de Cuiabá obtém reconhecimento nacional por meio da vereadora Enelinda Scala (PT) que foi contemplada com o Diploma do Mérito pela Valorização da Vida 2008. A vereadora participou junto com outras autoridades e o Presidente Lula da abertura da 10ª Semana Nacional Antidrogas, com o tema Prevenção na Comunidade, com o objetivo de conscientizar a sociedade quanto á prevenção ao uso indevido de drogas.

O diploma é concedido a personalidades, instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento da Política Nacional sobre Drogas e entregues também os prêmios aos vencedores dos concursos anuais de cartazes, fotografia, jingles e monografias relativos ao tema.

Até o dia 26 de junho, serão realizadas atividades em todo o país com o objetivo de reduzir o consumo de drogas, especialmente entre os jovens. Enelinda relembrou que faz um ano que realizou a audiência pública para discutir a política de combate as drogas e destaca os principais objetivos da política nacional sobre drogas que são: conscientizar a sociedade brasileira sobre os prejuízos sociais e as implicações negativas representadas pelo uso indevido de drogas e suas consequências; educar, informar, capacitar a formar pessoas em todos os segmentos sociais para a ação efetiva e eficaz de redução da demanda, da oferta e de danos, fundamentada em conhecimentos científicos validados e em experiências bem-sucedidas, adequadas á nossa realidade; Difundir o conhecimento sobre os crimes, delitos e infrações relacionados às drogas ilícitas e lícitas, prevenindo-os e coibindo-os por meio de implementação e efetivação de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida do cidadão; Combater o tráfico de drogas e os crimes conexos, em todo o território nacional, dando ênfase às áreas de fronteiras terrestres, aéreas e marítimas, por meio do desenvolvimento e da implementação de programas sócio educativos específicos, multilaterais, que busquem a promoção da saúde e a reparação dos danos causados á sociedade.

A vereadora ressaltou que o Presidente Lula sancionou projeto de Lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais do país. A bebida segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), está presente em 61% dos acidentes de trânsito.

Foi sancionado também o projeto de lei de conversão que altera o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O programa passa a incluir projetos sociais com investimentos de R$ 6,7 bilhões até 2012 para combater a violência em todo o Brasil articulando políticas de segurança pública com atividades sociais.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro