07/03/2017
Câmara de Cuiabá promoverá sessão especial em homenagem às mulheres
Ednei Rosa - Secom/CMC
Vereador Marcelo Bussiki
A Câmara de Vereadores de Cuiabá realizará na próxima quarta-feira (8) uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no mesmo dia. A sessão acontece no Plenário das Deliberações, às 9 horas.

Requerida pelo vereador e segundo-secretário da Mesa Diretora, Marcelo Bussiki (PSB), a solenidade homenageará líderes femininas de diversos segmentos com a entrega de moções de aplausos.

Serão 43 pessoas homenageadas simbolicamente, a fim de destacar o papel feminino na sociedade por meio das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, além de reforçar a necessidade de reconhecimento e respeito a todas elas.

“No Brasil, a maioria da população é composta por mulheres e elas têm papel fundamental na nossa sociedade, não apenas como cidadãs ativas que muito têm a colaborar, mas como mães, esposas e filhas. Por isso, nossa homenagem é um pequeno reconhecimento das conquistas das mulheres diante do longo caminho que ainda precisam percorrer no reconhecimento de seus direitos”, disse.

Dentre as homenageadas está Eulália da Silva Soares, conhecida como Dona Eulália, que há quase 60 anos é referência em empreendedorismo e cuiabania com o seu tradicional “tchá-cô-bolo”.

A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas também será homenageada. Ela é considerada é um dos exemplos de mulher que fez história do Poder Judiciário, foi única mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), e foi eleita por duas vezes presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A ex-vereadora Lueci Ramos Lourenço e a ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, também serão agraciadas com a moção de aplausos.  Lueci foi vereadora por cinco mandatos e, por muitos anos, foi a única mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo. Jacy foi vice-prefeita e primeira mulher a assumir a Prefeitura de Cuiabá, em 2005, na ausência do então prefeito Wilson Santos.

Serão homenageadas também Luzia Guimarães, primeira reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, a atual primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, a titular da Delegacia Especializada em Violência Contra Mulher, Jozirlethe Magalhães Criveletto, além de líderes religiosas.

O que: Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Onde: Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá