08/03/2017
Vereador detecta que câmeras penalizam só o cidadão e não solucionam os problemas
Ednei Rosa - Secom/CMC
Vereador Abílio Júnior
Após fiscalização na Semob, o parlamentar defendeu o uso das imagens de videomonitoramento para melhoria das sinalizações de trânsito, transporte público e resolução dos problemas de acessibilidade e mobilidade urbana da Capital

Falhas no sistema de sinalização, inadequação e ausência de pontos de ônibus, dentre outros problemas foram apontados pelo vereador Abílio Junior, durante acompanhamento do serviço de monitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Em virtude disso, o parlamentar indicou, durante sessão desta terça-feira (07.03), que a Semob utilize das imagens de videomonitoramento para melhorar essas questões, antes de notificar o cidadão infrator de trânsito por meio do uso dessas imagens.

“Quando o assunto é trânsito, somos o primeiro mundo em aplicação de multas, mas de ‘outro mundo’, quando falamos sobre mobilidade urbana”, entende o vereador. Para ele, antes de o Executivo Municipal punir o cidadão que infringe as normas de trânsito, o Município deveria melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana, melhorando as condições das vias e acesso, evitando, assim, muitas vezes, que o cidadão cometa determinada infração.

“É inadmissível que somente o cidadão seja punido, quando o poder público é o primeiro a não cumprir o seu papel. Detectamos vários problemas enquanto víamos as imagens de monitoramento da Semob como, ausência de faixas de pedestre devidamente sinalizada, defeitos nos pontos de ônibus, tais como cobertura e assentos, falhas nas sinalizações horizontais e verticais, entre outros. Tudo isso fere o direito do cidadão de ir e vir”, explicou Abílio, defendendo que a população da cidade tenha “uma mobilidade urbana digna e decente”.

Dana Campos
Assessoria/Vereador Abílio Junior