30/06/2008
Lúdio aciona órgãos para investigar retirada de tubulação da ETA Tijucal
O vereador Lúdio Cabral (PT) acionou o Tribunal de Contas da União, TCU, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual denunciando a retirada da tubulação das adutoras da Estação de Tratamento de Água - ETA Tijucal. Os tubos para canalização de água foram arrancados do solo pela empresa contratada para ofertar o serviço. O motivo, segundo representante da empresa, é que a prefeitura não efetivou o pagamento do produto.

Lúdio encaminhou aos órgãos de controle um vídeo produzido na região do Osmar Cabral registrando o ato da retirada da tubulação. As imagens e os depoimentos que atestam para o não pagamento do serviço foram exibidas pela TV Cuiabá, Programa Record News na última terça-feira, 24 de junho.

A obra da ETA do Tijucal é executada pela Prefeitura Municipal de Cuiabá com recursos do Governo Federal. O funcionamento da estação é aguardada pelos moradores de toda região Osmar Cabral para amenizar o sofrimento gerado pela falta do serviço de abastecimento de água nos bairros da região, situação que agrava-se no período da seca.

Desde 2006 o prefeito Wilson Santos (PSDB) anuncia a conclusão das obras da ETA Tijucal, marcando inclusive por diversas vezes, data para inauguração e entrega do serviço à população.

“Agora, além de prolongar o sofrimento da população dessa região pela falta de água, este fato demonstra no mínimo ingerência e descontrole com recursos públicos e tem que ser apurado.”, afirma Lúdio.

Na sessão desta quinta-feira, Lúdio propôs requerimento de convocação do Secretário Municipal de Infra-Estrutura, Josué de Souza Junior, da presidente da Sanecap, Eliana Beatriz Rondon, e os representantes das empresas responsáveis pela construção das adutoras da Estação de Tratamento de Água – ETA Tijucal para prestar esclarecimento sobre a retirada da tubulação e sobre o comprometimento das obras. A proposta é que a sabatina aos gestores seja realizada durante grande expediente na Câmara na próxima semana.

Edna Pedro-DRT 5056/2001

Assessoria: Gabinete