27/03/2017
Toninho de Souza realiza encontro de idosos no bairro Coophamil
Da Assessoria/ Vereador Toninho de Sousa
O vereador Toninho de Souza (PSD) realizou no último sábado (25) o encontro de idosos dos Grupos do bairro Coophamil e Nova Esperança. Os dois grupos são apoiados pelo parlamentar, que busca com a iniciativa ajudar os idosos da melhor idade a saírem do sedentarismo.  Durante o evento, os idosos receberam um café da manhã reforçado e depois deram início à programação, que contou com palestra sobre voltada para a saúde do idoso, como por exemplo, o Check-Up Preventivo Digital Melhor Idade. Os idosos participaram ainda de atividades voltadas para as atividades físicas, como exercícios e hidroginástica e também apresentações de dança Sênior.

Para o vereador Toninho de Souza tivemos grandes avanços no Projeto, que estão atraindo muitos idosos para esta iniciativa. “Nós conseguimos trazer para o grupo da região Oeste, o café da manhã todos os dias de atividade, assistência médica, tem enfermeiros aferindo pressão, fazendo testes de glicemia, e esse suporte que nós conseguimos junto ao poder público, fez dois fatores aqui: aumentar o número de idosos, hoje tem inclusive idosos da cidade de Várzea Grande que estão vindo fazer atividades aqui, despertou o interesse de moradores de outras regiões da cidade”, explicou.

O parlamentar lembrou ainda que o Projeto está sendo modelo para a Prefeitura de Cuiabá. “O Projeto da 3ª Idade do Coophamil serviu como modelo para a Prefeitura implantar o mesmo projeto da região Oeste em outros pontos da cidade, tanto é que o  modelo implementado aqui na região oeste de Cuiabá, como base no Coophamil está sendo utilizado em outros bairros, a ponto de nós fazermos integração com outros grupos de idosos de outros bairros da nossa capital. É muito importante que você ter um articulador que busca esse apoio para que os idosos tenham o direito fundamental de exercer aquilo que eles têm garantido por lei, que é a qualidade de vida, a assistência médica e o exercício para o corpo e para a mente”, finalizou.

Para o presidente do bairro Edevaldo Profeta, que atua à frente do Projeto da Terceira Idade, o Projeto é sucesso e exemplo para Cuiabá. “Com o apoio do vereador Toninho de Souza o Projeto tem sido exemplo em nossa cidade, temos idosos de outros bairros de Cuiabá e da cidade de Várzea Grande que estão vindo para o Projeto, é um exemplo de Projeto, que tem tido sucesso”, disse.

Seo Avelino Machado, do grupo de Idosos do Nova Esperança “Um”, ficou muito contente com essa iniciativa e o apoio que estão tendo do vereador Toninho de Souza. “Eu fico muito feliz em participar de Projetos como esse, precisamos cuidar da nossa saúde, estamos na melhor idade, é importante cuidarmos da nossa saúde. Esse evento de hoje é uma iniciativa muito importante, assim, conhecemos pessoas diferentes e aproveitamos para exercitar e ouvir palestras que irão trazer benefícios pra gente”.

Toninho de Souza lembra ainda da importância de manter os idosos ativos e longe do sedentarismo. “É importante que esses idosos tenham a oportunidade de participarem de iniciativas como essas, são opções para saírem do sedentarismo, se exercitar. É necessário nesta faixa etária de idade que eles pratiquem atividades físicas que tragam benefícios para eles, e aqui, eles estão praticando de forma correta e com acompanhamento profissional”, explicou o parlamentar.

No bairro Coophamil o Projeto é realizado há quatro anos, o Projeto 3ª Idade em Ação atende mais de 120 idosos, com atividades de ginástica, hidroginástica e dança. No bairro Nova Esperança “Um”, os mais de trintas idosos também participam de atividades diversas voltadas para o social e também para o físico.

Verônica Rakel - Assessoria de Imprensa