03/07/2008
Câmara relembra trajetória política de Dante de Oliveira
Secom CâmaraCbá
CÂmara homenageia Dante de OLiveira
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou sessão solene em homenagem póstuma Dante Martins de Oliveira, falecido em 6 de julho de 2006, o engenheiro civil e político que ficou conhecido nacionalmente pela autoria da emenda constitucional restabelecendo as eleições diretas para presidente da República, movimento que resultou na campanha das “Ditetas Já”. Tendo como autores da homenagens o presidente da Cãmara Municipal de Cuiabá, Lutero Ponce (PMDB) e o vereador Edvá Alves (PSDB) a sessão contou com a presença da viúva, deputada Telma de Oliveira (PSDB), da mãe Benedita Martins de Oliveira, parentes, amigos e autoridades.

Lutero Ponce disse que Dante de Oliveira foi um grande líder político ficará poara a história como exemplo de luta e trabalho na luta pela democracia”. Posso afirmar com orgulho que tive a oportunidade de conviver com o líder político e com o home simples, amigo e companheiroDante de Oliveira, motivo de orgulho e satistafação”, afirmou.

Já Edvá Alves é autoir do projeto que institui o Dia 6 de julho como data oficial em memória a Dante Martins de Oliveira. “Este nome ficará para sempre gravado na história, será tema de estudo, pesquisa e exemplo para as novas gerações”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Antônio Joaquim, relembrou uma parte da trajetória política de Dante. “Fomos candidatos pelo PDT, tivemos um período longo de convivência, viajando pelo interior, na campanha eleitoral e foi quando aprendio a conhecer e admirar Dante de Oliveira”, declarou.

Ao som da música “Coração de Estudante”, Telma de Oliveira falou da trajetória de vida com marido. “Dante é como um cometa que passou pela vida, deixou um rastro de luz, brilhou, encantou e nos deixou. Quebrou paradgmas com a revolução sem armas atravpes da consolidação das Ditretas Já. Como deputado Estadual aqui neste mesmo plenária foi defensor dos que não tinham terra para morar, não tinham moradia. Ele sabia como poucas pessoas entender a linguagem do povo, das ruas, traduzir sentimento e dor. Poucos políticos tem esse dom que Dante de Oliveira nasceu

Filho de Sebastião de Oliveira e Maria Benedita Martins de Oliveira, graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ainda na universidade militou no MR – 8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro) quando o referido movimento já havia optado pela via política ao invés da luta armada contra o Regime Militar de 1964 e a seguir ingressou no MDB. De volta ao seu estado disputou sua primeira eleição em 1976 quando perdeu a eleição para vereador em Cuiabá. Foi eleito deputado estadual em 1978 e com a extinção do bipartidarismo filiou-se ao PMDB sendo eleito deputado federal em 1982 e nessa condição apresentou no ano seguinte uma emenda restabelecendo as eleições diretas para presidente que se realizariam em 15 de novembro de 1985.

Encerrado o período militar os brasileiros foram frustrados pela morte de Tancredo Neves e assim a Presidência da República ficou nas mãos de José Sarney cujas medidas previam a realização de eleições diretas. Dante de Oliveira foi eleito prefeito de Cuiabá pelo PMDB, cargo do qual se afastou entre 28 de maio de 1986 e 2 de junho de 1987 quando foi Ministro da Reforma Agrária do governo Sarney. Findo seu mandato ingressou no PDT e foi candidato a deputado federal em 1990 não conseguindo se eleger, derrota essa revertida em 1992 quando foi eleito para o seu segundo mandato como prefeito de Cuiabá, cargo ao qual renunciou em 1994 meses antes de ser eleito governador de Mato Grosso. Após divergências com sua legenda ingressou no PSDB e foi reeleito governador em 1998 e ao deixar o cargo em 2002 perdeu a eleição para senador. Em 2006 tencionava disputar mais um mandato de deputado federal, mas antes disso veio a falecer em Cuiabá vítima de uma pneumonia num quadro agravado pelo diabetes.(fonte: wikipédia)

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues