Início
NOTÍCIAS
03/07/2008
Câmara inaugura placa nominativa do Auditório Ana Maria do Couto
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Lutero entrega replica da placa à familiares
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (PMDB), inaugurou nesta quinta-feira, 03 de julho, a placa nominativa do auditório da instituição Ana Maria do Couto, antes conhecido como Plenarinho.

Representando a UNIMED Cuiabá, Jairo Lew, conta que logo que chegou à Cuiabá conheceu a Praça Ana Maria do Couto atrás da Santa Casa de Misericórdia e ficou curioso em saber quem era a mulher que emprestava seu nome ao local. Recentemente ao descobrir que aquela mulher trabalhou pela educação, pela saúde e pelo esporte e morreu muito jovem, Jairo afirmou que fez questão de participar do projeto de resgate histórico do vereador Lutero Ponce para poder homenagear Ana Maria do Couto.

“Cuiabana de chapa e cruz , Ana Maria do Couto conseguiu se destacar e muito na sua época, época em que uma mulher se sobressair era muito difícil. Que o exemplo dela nos sirva de lição e que possamos repetir o trabalho popular que ela fez”, afirmou Jairo.

A sobrinha da homenageada Telma Cenira Couto da Silva, emocionada disse que a tia “May”, como era conhecida, é seu ídolo desde a sua adolescência e em apenas 46 anos de vida Ana Maria do Couto, que faleceu em conseqüência de um câncer, fez muito por Cuiabá. “Eu vejo que já vivi mais do que ela e não consegui fazer um terço do que ela fez. Ela foi realmente uma pessoa especial. O trabalho dela foi importante e não foi em vão”, garantiu.

O vereador Lutero Ponce que com a parceria da UNIMED Cuiabá vem desde dezembro de 2007 resgatando a história de patronos de diversos logradouros públicos municipais, como escolas, policlínicas e creches, afirmou que não poderia deixar a Câmara fora do projeto. “A placa resgata pelo menos parte de quem foi Ana Maria do Couto”, afirmou.

May foi a primeira mulher do Estado que obteve várias conquistas política e esportiva. Foi advogada, professora, diretora, jornalista de rádio e televisão, promotora de Justiça Militar de Mato Grosso, na época função exclusivamente masculina, presidente e vice-presidente da Câmara de Cuiabá, presidente e atleta de clubes de futebol em Cuiabá e no Rio de Janeiro. Em seu discurso de pose na Câmara Ana Maria proferiu as seguintes palavras: “Não deixais, dignos pares, que vossa condição de legisladores cultos, vos separe da realidade social, separando-vos do povo cuiabano”.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
19/01 - Presidente da Federação de Dirigentes Lojistas e presidente da Câmara debatem pautas de apoio ao comércio
19/01 - Agora é lei: PCHs e UHEs não podem ser construídas na extensão do Rio Cuiabá, na capital
18/01 - Nota de pesar | Thomas Krause
14/01 - Câmara adota regime de teletrabalho
14/01 - Lei determina que agressores de animais arquem com todo tratamento
14/01 - Nota de pesar | Venina Vieira de Souza
13/01 - Secretaria de Gestão de Pessoal apresenta balanço das atividades realizadas em 2021
13/01 - Vereadora faz balanço positivo do primeiro ano de mandato
12/01 - Câmara adota novas medidas de biossegurança
12/01 - Secretaria de Patrimônio e Manutenção apresenta balanço dos serviços realizados em 2021
12/01 - Vereador destina R$ 950 mil em emendas impositivas para custear tratamento de pessoas afetadas pela Covid-19 
11/01 - Vereador articula reabertura do Hospital São Benedito para cirurgias eletivas
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.