18/04/2017
Na Câmara, Pequeno Expediente rende trabalho ao Executivo
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Dilemário Alencar (PROS), preocupado com as condições alimentares dos assalariados e trabalhadores autônomos que diariamente buscam ganhar a vida na região do Coxipó e do Grande CPA, apresentou Indicação ao Prefeito para a construção de restaurantes populares, similar ao que funciona no Centro da cidade, na rua Barão de Melgaço, próximo à Câmara Municipal. “Pretendemos que seja um em cada região. É uma medida que atende grande parcela da população. Além dos trabalhadores de baixa renda, vai facilitar a vida de idosos e estudantes”, pontuou Dilemário, que classificou a medida como de extrema importância para a cidade e, por isso, merecedora de todo o empenho possível.

O vereador Demilson Nogueira (PP) apresentou Indicação ao Executivo Municipal mostrando a necessidade de urgentes reparos nas estradas do Distrito da Guia, localidade visitada por ele durante o feriado da Páscoa.

Reunido com lideranças locais o vereador tomou conhecimento da condição precária em que se encontra a ponte do Monjolo. “O problema é grave. A ponte quebrou no meio e houve também um rompimento na cabeceira. Essa situação vem obrigando a população caminhar cerca de 30 km, para, por exemplo ter acesso à escola”, explicou.

O parlamentar informou que encaminhou documentação à Prefeitura solicitando a execução dos serviços necessários para a restauração das estradas e da ponte.

O vereador Marcos Veloso (PV), por sua vez, solicitou a realização da operação tapa-buracos na rua Adel Maluf, que está esburacada dificultando o tráfego de veículos. Ela é a rua que passa em frente ao Hospital Santa Rosa.

O vereador Dr. Xavier (PTC) anunciou que enviou Indicação ao Prefeito demonstrando a necessidade de reformar o prédio do Centro Comunitário do Bairro Nova Cuiabá.

O vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) conclamou todos os vereadores a trabalharem no sentido de evitar os problemas de continuidade, tão comuns na administração pública. “ Muitas ações são iniciadas em uma legislatura para serem concluídas em outra. Mas é importante ressaltar que tudo passa por esta Casa. A Câmara é a responsável por estas ações estarem acontecendo”.

O vereador Gilberto Figueiredo (PSB), solicitou ao Presidente Justino Malheiros (PV) que estude a possibilidade de contratação de mais uma intérprete de libras, para traduzir as falas dos vereadores para a linguagem de sinais. “Em função dos inúmeros eventos que vem ocorrendo nesta Casa, é impossível uma só profissional dar conta do recado. E hoje, com as audiências públicas e sessões sendo transmitidas via rede de internete, estamos privando o público que tem dificuldade auditiva de informação”, ressaltou.

O vereador Juca do Guaraná (PT do B) apresentou um vídeo mostrando a visita que realizou, juntamente com o Prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) ao canteiro de obras do bairro Recanto dos Pássaros, onde está sendo realizado o serviço de recapeamento da rua 06.

“Isso mostra que Emanuel não é prefeito de gabinete”, destacou Juca.

A sessões ordinárias, que acontecem às terças e quintas-feiras, são divididas em quatro partes: o Pequeno Expediente, o Grande Expediente, a Ordem do Dia e a Palavra Livre. Existe ainda a Tribuna Livre, espaço opcional entre o Pequeno e o Grande Expediente. Nesta terça, duas pessoas a utilizaram: Luiz Carlos Nigro, Secretário de Turismo do Estado, atendendo convite do vereador Dilemário Alencar (PROS) falou sobre a necessidade de Mato Grosso aproveitar melhor seu potencial turístico, a indústria que não polui e que mundo afora vem se revelando um grande gerador de emprego e renda.

Outra parte da Tribuna foi ocupada pelo Sr. Hélio Borba Moratelli, Diretor Presidente do Grupo de Escoteiros Paschoal Moreira Cabral 5º MT, a convite do vereador Dr. Xavier (PTC),  discorreu sobre os benefícios que o escotismo traz para as pessoas, propiciando o exercício saudável de atividades que vão refletir positivamente ao longo de suas vidas.

Para ocupar a Tribuna Livre durante as sessões plenárias, basta a inscrição na Primeira Secretaria da Câmara, com 48 horas de antecedência. Esse espaço é reservado para segmentos da sociedade comuniquem seus atos e projetos. As sessões da Câmara são transmitidas ao vivo via internet pelo site camaracba.gov.br, redes sociais e reapresentadas na TV Assembleia

SECOM - ETEVALDO D"ALMEIDA