08/05/2017
Câmara de Cuiabá destaca a importância dos líderes comunitários
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá
Ver. Del. Marcos Veloso - PV
A importância do líder comunitário no dia-a-dia de uma cidade, de sua proximidade com as reivindicações e necessidades dos munícipes, foram pontos ressaltados durante Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Cuiabá, realizada nesta segunda-feira (8), em alusão ao Dia Nacional do Líder Comunitário. A audiência foi presidida pelo vereador Delegado Marcos Veloso (PV).

“Reconhecemos a função do líder comunitário em várias frentes, que inclusive, auxiliam os poderes Executivo e Legislativo. Diariamente recebemos os líderes comunitários trazendo demandas da sociedade. São profissionais que precisamos enaltecer um quesito, o de trabalharem gratuitamente para o bem da nossa comunidade. Hoje homenageamos esses heróis que diuturnamente, nos 365 dias do ano, lá na ponta, buscam uma qualidade melhor para seu bairro e sua comunidade”, ressaltou Marcos Veloso.

O parlamentar concedeu 329 Moções de Congratulações: 263 presidentes de bairros 23 presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) 37 presidentes de Clubes de Mães além de homenagear a Federação Mato-grossenses das Associações de Moradores de Bairros (FEMAB) União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares (UCAMB) União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (UCAM) Secretaria-adjunta de Relações Comunitárias (SARC) União Cuiabana de Clubes de Mães (UCCM) e o Conseg.

O presidente da FEMAB, Walter Arruda, pediu união de todos os líderes comunitários e apontou que o reconhecimento público fortalece o trabalho. “Vamos pensar no coletivo, para que os recursos que chegam as nossas comunidades, possam realmente trazer melhoria na qualidade de vida. Independente de cor partidária: precisamos que os benefícios cheguem até as comunidades. Nenhum de nós é melhor ou igual a todos nós juntos, o caminho está na união”, discursou Walter Arruda.

Para o presidente da UCAM, José Maurício, a função dos líderes ultrapassam fronteiras. Ele aproveitou para cobrar mais amparo por parte do poder público aos mesmos. “O líder comunitário representa na sociedade o assistente social, o advogado, o político, a segurança pública e até mesmo a funerária. Essa pessoa faz ações diretas aos cidadãos que estão necessitando, são pessoas que fazem a diferença na gestão pública de uma cidade. Agora, precisamos de mais atenção do poder público, pois o cotidiano do líder comunitário não é fácil. Se houvesse uma guarida do poder público algumas necessidades da sociedade seriam resolvidas”, apontou José Maurício.

A presidente da UCCM, Maria Orly, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelos Clubes de Mães em Cuiabá reforça o discurso de igualdade entre homens e mulheres, além de atuarem em frentes que buscam o combate a corrupção e melhorias a sociedade. “Não somos mais aquelas que só serviam para reproduzir, para cozinhar, cuidar dos filhos e ser submissa aos maridos. Hoje, estamos fora da cozinha, ao lado dos homens. Vamos lutar o quanto pudermos, mesmo com meus 80 anos de idade, quero continuar lutando por uma sociedade com mais respeito, com mais honestidade, com mais Educação, com mais Segurança e com mais Saúde”, reforçou Maria Orly.

O presidente da UCAMB, Édio Martins, durante a Sessão Solene, destacou a força e o reconhecimento dos movimentos comunitários da Capital. “Eu acredito no movimento comunitário. Somos como uma família e todos reconhecem isso, se não fosse assim não teríamos espaço e voz na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores de Cuiabá, temos representantes na prefeitura de Cuiabá. Essa homenagem é exemplo do nosso reconhecimento”, disse Édio Martins.

O secretário adjunto de Relações Comunitárias, Jonail da Costa, observou que os movimentos comunitários fazem apontamentos e cobranças, mas em momento algum, tem a finalidade de afrontar nenhum dos poderes e sim de colaborar. “Os movimentos tem a premissa de apoiar os poderes públicos, ninguém aqui ganhou suas eleições de associações para confrontar vereadores, deputados ou prefeito, mas sim, com propostas de buscarem melhorias para suas localidades. Estamos trabalhando na prefeitura para dar melhores condições de vida aos munícipes”, declarou Jonail da Costa.

Também participaram da Sessão Solene os vereadores Abílio Junior (PSC), Dilemário Alencar (PROS), Xavier (PTC), Elizeu Nascimento (PSDC), Felipe Wellaton (PV), Marcrean Santos (PRTB), Wilson Kero Kero (PSL) e o secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Roberto Stopa.