12/05/2017
Vereador e ex-controlador comemora 1º lugar de Cuiabá em Transparência
Ednei Rosa - Secom/CMC
Vereador Marcelo Bussiki
A Prefeitura de Cuiabá obteve nota máxima na 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT), que avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) nos estados e municípios brasileiros durante os meses de junho e dezembro de 2016.  Cuiabá ocupa o primeiro lugar no ranking das capitais avaliadas com nota 10.

O resultado da Escala Brasil Transparente foi divulgado na quinta-feira (11) pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). A pesquisa avaliou o índice de transparência em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios.

Cuiabá cumpriu todos os 10 itens avaliados na pesquisa, como regulamentação da LAI, existência de canal presencial e eletrônico para solicitações de informação pelos cidadãos  e recebimento das informações solicitadas, entre outros.

Responsável por criar o Portal da Transparência da Prefeitura de Cuiabá, enquanto ocupou o cargo de controlador-geral, o vereador Marcelo Bussiki (PSB) comemorou a nota máxima.  Para ele, a avaliação positiva só foi possível graças a um grande esforço para se criar a cultura da transparência na capital, de modo a estimular os cidadãos a terem consciência do seu papel de fiscalizador da administração publica.

“Trabalhei durante a gestão do prefeito Mauro Mendes para criar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres e possibilitar que eles tenham acesso a cada passo dado pela administração publica, cada recurso aplicado e empresa contratada. É fiscalizando que nós ajudamos a cidade a melhorar e a prestar serviços de qualidade”, afirmou.

Além do Portal da Transparência, Bussiki também foi o responsável por instituir a Semana da Transparência, o Concurso de Desenho e Redação e fortalecer a Ouvidoria de Cuiabá, com o apoio do ouvidor Jairo Rocha.

Antes da criação e melhoria dos mecanismos, Cuiabá apresentava nota 5,2 na avaliação da CGU.   “Foi um trabalho feito em longo prazo logo no inicio da gestão, de modo a estimular o controle social  e fico feliz que, agora, a população pode colher os frutos. Espero que essa a nossa politica de transparência não seja apenas da gestão Mauro Mendes, mas uma politica de estado”, disse.

Agora, o vereador trabalha para que a Câmara de Cuiabá também possa ter uma gestão mais transparente. “Vamos atuar para dar mais transparência para os projetos aprovados, os votados e o cumprimento de todas as normas e leis que regem o Legislativo. Queremos a moralidade da Casa de Leis”, encerrou.

Ranking – Além de Cuiabá, também receberam nota 10 na Escala Brasil Transparente, as cidades  de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), São Luis (MA), São Paulo (SP) e Vitoria (ES).  Acesse ao link e confira a avaliação completa.

Assessoria de Imprensa/Vereador Marcelo Bussiki