22/05/2017
Há três meses sem repasse da SMS, Policlínica do Verdão sofre com falta de suplementos para atender população
Assessoria/Vereador Abilio Junior
A Policlínica do Verdão está com déficit de suplementos para atendimento básico ao cidadão usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Em uma visita feita na última quarta-feira (17-05), o vereador Abilio Junior (PSC) recebeu uma lista de aproximadamente 700 materiais que havia sido solicitada junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desse montante, somente 98 produtos, ou seja, menos de 15% foram destinados à unidade hospitalar, que atende entre 200 a 400 pessoas, dependendo do dia da semana.

De acordo com o coordenador da policlínica, Flávio Eduardo Barbosa de Souza, os materiais são de natureza técnica e administrativa, fundamentais para o atendimento ao público como, por exemplo: aparelho de raio X, formulário de exames laboratoriais, bateria para glicosímero, papel higiênico, luva, dentre outros.

“Muitas vezes tiramos dinheiro do nosso próprio bolso para comprar alguns desses materiais como, desinfetante, livro-ata, resma de papel, etc.”, disse o coordenador, ao mostrar o almoxarifado ao vereador. Recentemente, disse Flávio, os consultórios foram pintados graças à arrecadação feita pelos funcionários da unidade.

Além do atraso de repasse desses materiais, a policlínica passa por outros problemas, como o banheiro disponível aos usuários, de uso comum entre homens e mulheres. “O mau-cheiro aqui dentro é muito ruim”, disse a vendedora Glória dos Santos, de 26 anos, que aguardava pela a irmã que estava em atendimento.

Outras situações apontadas pelo coordenador e já vistoriadas pelo vereador em outras ocasiões, foram o concerto dos ares-condicionados e a necessidade de mais acolhedores (pessoas que realizam o critério de atendimento urgência/emergência na recepção da unidade), pois atualmente há apenas um profissional que desenvolve esse trabalho junto à unidade. Além disso, apontou Flávio, também há necessidade de pelo menos mais dois profissionais para auxiliar na limpeza e manutenção da higiene do local.

“Hoje contamos somente com duas profissionais. Ainda assim, sem terem conhecimento técnico de limpeza em ambiente hospitalar, fator esse que pode contribuir para o risco de contaminação. Pois já nos deparamos com elas fazendo a limpeza comum dos ambientes”, explicou Flávio.

Para Abilio, a situação da saúde do município é preocupante, tendo em vista que na semana anterior esteve no local e constatou a ausência de plantonistas, além de um aviso na recepção da unidade informando que não havia atendimento para o cidadão que fosse avaliado como paciente ‘verde’ e/ou ‘amarelo’, que não são considerados como pacientes de ‘urgência’ e ‘emergência’.

“Vamos cobrar da Secretaria de Saúde mais atenção para essas demandas. Outra medida será estudarmos um projeto de lei que visa a possibilidade de desenvolvimento de parceria entre a unidade (poder público) e pessoas físicas e jurídicas para realização de reformas, execução de serviços autônomos e demais doações”, afirmou Abilio, que deverá apresentar essas demandas em plenário desta terça-feira (23-05).

Dana Campos
Assessoria/Vereador Abilio Junior