Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
25/05/2017
Vereador Gilberto Figueiredo pede prioridade de vagas em creches e escolas para crianças que sofrem violência
Edinei Rosa/Câmara de Cuiabá
Vereador Gilberto Figueiredo
O presidente da Comissão de Educação da Câmara de Cuiabá, vereador Gilberto Figueiredo (PSB-MT) apresentou Projeto de Lei que garante prioridade na concessão de vagas das creches e escolas conveniadas com a Prefeitura Municipal para crianças que sofram violência doméstica ou àquelas cujas mães sejam vítimas de agressão no lar.

“A realidade é triste, pois os dados de violência sexual ou psicológica nunca representam a realidade porque muitos deles permanecem no silêncio velado da família. A escola é o segundo lar da criança, onde ela encontra afeto e brincadeira capazes de amenizar o sofrimento a que é acometida criminalmente em seu lar”, acrescenta o parlamentar.

Segundo Gilberto Figueiredo o projeto pretende garantir o direito à creche para que tenha acesso a um ambiente acolhedor, capaz de proporcionar sociabilidade e brincadeiras, cumprimento as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente no que concerne no direito da criança em ser criança.
“Esse Projeto é o início de nosso trabalho contra o abuso sexual infantil e à mulher e dá início à nossa luta contra a pedofilia”, diz o vereador.
 
Levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT) em 2016 foram registrados 32% mas casos de abuso sexual infantil que em 2015. Contabilizou-se ainda crescimento no número de ocorrências com 701 registros em 2016 contra 531 em 2015. A polícia está trabalhando bem, assim como os conselhos tutelares. Vamos ampliar os olhos e olhares para as crianças que terão aliados contra os abusos nas escolas”, assegura o vereador.

PROJETO DE LEI

O Projeto de Lei apresentado pelo parlamentar municipal requer prioridade na matrícula para as crianças vítimas de violência ou para aquelas cujas mães sofram esse tipo de delito. Para ter direito a essa prioridade é preciso apresentação de cópia do boletim de ocorrência cópia do exame de corpo delito ou cópia da queixa crime ou pedido de medida protetiva.

Naíla Albuquerque
Assessora de Comunicação


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.