31/05/2017
Vereador Lilo Pinheiro homenageia Festeiros do Senhor Divino de 2017
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador e líder do prefeito Lilo Pinheiro (PRP) presidiu na manhã desta segunda-feira (29) uma sessão solene na Câmara Municipal de Cuiabá, para fazer entrega de título honorifico da Ordem do Mérito Legislativo aos Festeiros do Senhor Divino do Espírito Santo de 2017. Neste ano, os festejos começaram no dia 20 de abril e irão ocorrer até 4 de junho.

Foram destinados 35 títulos para pessoas que contribuem com a sociedade cuiabana e valorizam a cultura regional. Foi uma homenagem de agradecimento ao empenho e ao trabalho realizado, que garantem a manutenção de um dos eventos mais importantes de Cuiabá, possibilitando que esta tradição seja passada ao longo das gerações.

Segundo o juiz de promessa Júlio Cesar de Almeida Rocha, emocionado agradeceu pela honra de participar da homenagem e ressaltou que daqui a dois anos Cuiabá completará 300 anos e a festa do Senhor Divino fará 190 anos, e essas festividades estarão ajudando a restaurar a Catedral e preparando-a para o 3º século da capital.

A imperatriz da festa, Claudineia Vendramini Fávaro, diz ser uma grande honra para os festeiros receber esse titulo, “nos faz manter a tradição e fortalecer a cultura cuiabana”.

O imperador da festa neste ano, Júlio Cesar de Almeida Braz, agradece principalmente ao parlamentar Lilo Pinheiro por estar fazendo essa homenagem, “esta festa é tão especial para nossa cidade, pois ela traduz toda religiosidade ao nosso povo e consegue concretizar nossa tradição demonstrando para as novas gerações”.

Para Lilo, é motivo de alegria e satisfação poder estar no segundo mandato como vereador de Cuiabá e outorgar esses títulos e de forma justa homenagear àquelas pessoas que se empenharam cada dia para manter a festa do Divino Espirito Santo. E também destacou que antes de tomarmos qual quer decisão colocar a fé a frente desse principio criador.

Na oportunidade o vereador agradeceu aos componentes da mesa de honra e a todos os colaboradores e explicou sobre o projeto da revitalização da Igreja Boa Morte e da Praçinha. “Uma mão de obra 100% negra, faz parte da história de Cuiabá e é preciso aderir à manutenção e recuperação, nós já entregamos o projeto nas mãos do prefeito Emanuel Pinheiro, que ficou extremamente sensibilizado pois ali é um patrimônio do município e em breve nós teremos novidades”, finalizou.

Da assessoria.