14/06/2017
Câmara doa cobertores à Campanha Aquece Cuiabá
Edinei Rosa/Câmara de Cuiabá
As esposas dos vereadores de Cuiabá, lideradas pela Sra. Sâmara Malheiros, esposa do presidente da Câmara, vereador Justino Malheiros, prestigiaram, na manhã desta terça-feira (13) o Dia D, da Campanha Aquece Cuiabá, ação criada pela Primeira Dama da Capital, sra. Márcia Pinheiro, quando foram entregues pouco mais de 11 mil cobertores a mais  de 100 entidades filantrópicas, organizações que se dedicam a dar amparo a pessoas necessitadas.

A Câmara participou levando 1140 cobertores doados por servidores e populares. A sra. Sâmara disse estar “feliz com o resultado e espera que esta seja apenas a primeira de muitas outras ações”, destacando, ainda, a participação das esposas de outros vereadores que embarcaram nas ações, “atendendo prontamente ao chamado da Primeira Dama”.

Para o Prefeito Emamuel Pinheiro (PMDB), a campanha Aquece Cuiabá que tem por lema: Doe amor, doe cobertor – ser solidário é mais que um ato de amor, “reflete com precisão a gestão humanizada que estamos implantando em Cuiabá, pois o cobertor aquece o corpo, mas o gesto aquece a alma”.

O Vereador Lilo Pinheiro (PRP), líder do Executivo, lembrou uma passagem da campanha eleitoral quando disse para a Primeira Dama: a senhora vai ter um papel fundamental na gestão do prefeito, ao desempenhar seu papel de companheira, levando para  a administração a sintonia que existe dentro do lar. “E vejo isso nesta ação Aquece Cuiabá”, considerou.

A campanha nasceu da necessidade de atender às milhares de pessoas carentes que vivem em Cuiabá, cidade que apresenta como característica o clima quente – geralmente acima dos 35 graus -, mas que sofre quedas de temperatura no mês de junho. Para este ano, a meteorologia aponta que várias quedas vão ocorrer ao longo do mês.
Foi pensando nessa situação adversa que a Primeira Dama Márcia Pinheiro procurou uma forma de minorar o sofrimento de pessoas necessitadas. Um dos que primeiro abraçou a causa e nela mergulhou de cabeça foi o jornalista Fernando Baracat, que inclusive recebeu o posto de Padrinho da Campanha. Baracat afirmou que “esta campanha foi um gesto que tocou a sociedade cuiabana, observamos isso no brilho do olhar de cada pessoa que visitamos e todos participaram com satisfação”.

O vice-prefeito Niuam Ribeiro (PTB) afirmou que “Márcia Pinheiro marcou um gol de placa” com esta campanha. Thaísa Araújo, esposa do vereador Paulo Araújo (PP), disse que “a cidade estava precisando dessa união. Com isso, já temos a intenção de criar uma Sala da Mulher, na Câmara e apoiar outras ações da Primeira Dama”. Eliane de Souza, esposa do vereador Toninho de Souza (DEM), destacou que “as pessoas em vulnerabilidade não precisam só de um bem material, às vezes é muito mais importante o calor humano e é isso que estes cobertores representam”.

Pessoas em vulnerabilidade como os migrantes que acorrem ao Centro Pastoral do Migrante, coordenado pelo Padre Pedro de Freitas que recebeu 200 cobertores. “Atualmente recebemos muitos haitianos, mas começam a chegar venezuelanos. São pessoas que chegam na cidade sem nada. Muitas vezes o cobertor serve mesmo é de cama então não é apenas para a época do frio”.

Foi o reconhecimento da vulnerabilidade dessas pessoas que fez, como destacou o Promotor Paulo Prado, “termos aqui no ginásio mais de 11 mil cobertores. Devemos observar que muitas cidades mato-grossenses não possuem 10 mil habitantes”.

Vale destacar que a Campanha Aquece Cuiabá nasceu com o objetivo de atingir a meta de 3 mil cobertores, até a manhã de hoje, já alcançou 13 mil, e a meta subiu para 20 mil peças. Esse otimismo é reflexo das adesões de praticamente todos os segmentos da sociedade, como a CDL – Câmara de Diretores Lojistas, que foi representada pelo diretor Nelson Borges. E a marcante atitude da empresa Solidez Transportes que empenhou solidariedade ao transportar os cobertores.

Por ações dessa natureza que o Prefeito Emanuel Pinheiro frisou que “por trás desta campanha existe uma gestão cujo foco é a humanização, é buscar o que há de mais humano em cada um de nós, é buscar o bem comum”.

SECOM – Câmara de Cuiabá

Fotos Relacionadas