29/06/2017
Projeto institui o Dia Municipal da Defesa Animal em Cuiabá
Ednei Rosa - Secom

Um dia para fazer os humanos pensarem nos animais, se conscientizarem sobre o abandono e maus-tratos que os animais sofrem, bem como da  importância de sua preservação para o bem da natureza. Com estas justificativas, o vereador Dilemário Alencar (PROS), apresentou na sessão ordinária da Câmara, desta quinta-feira (29), a proposta de projeto de lei que institui no Calendário Oficial do Município de Cuiabá, o dia 10 de dezembro, com o Dia Municipal da Defesa Animal.

“Praticamente todos os dias, são veiculadas notícias nos meios de comunicação ou nas redes sociais mostrando o abandono e  maus-tratos em que muitos animais vêm sendo submetidos. Lamentavelmente, em Cuiabá dados apontam que existem mais de 11 mil cães e gatos abandonados. É preciso mudar este triste quadro. A ideia do projeto é de criar uma lei que obrigue o poder público a realizar ao menos uma vez por ano, no ambiente escolar, nos bairros, praças e outros espaços públicos, a promoção de ações educativas visando despertar na população a importância sobre a guarda responsável dos animais”, explicou o vereador Dilemário.

Defensor atuante da causa animal em Cuiabá, Dilemário acredita que o projeto sendo aprovado pelos vereadores, se constituirá em uma forma de buscar contribuir com a conscientização das pessoas e do poder público sobre as questões pertinentes à ética, ao meio ambiente e ao bem estar dos animais, visando criar no município, um ambiente de respeito com os nossos animais.

“Praticamente em cada lar cuiabano existe um animal de estimação. Podemos dizer que estas amáveis criaturas já são consideradas por muitos como um membro da família. Portanto, é importante termos em nossa cidade um dia alusivo à causa da defesa animal, pois será uma data para buscar a reflexão de que todos os dias do ano devemos proteger os animais. Queremos também despertar no poder público a necessidade de fazer parcerias com as entidades organizadas que cuidam de milhares de animais resgatados do abondono e da crueldade”, pontuou o vereador Dilemário.

O projeto de Lei apresentado pelo vereador Dilmário Alencar começou a tramitar nas comissões pertinentes da Câmara Municipal para em seguida ser votado em plenário pelos vereadores. Caso seja aprovado, o projeto para virar lei,  precisa ser sancionado e promulgado pelo prefeito municipal de Cuiabá.

_____________

Assessoria de Comunicação do vereador Dilemário Alencar