22/09/2017
Bussiki homenageia e ressalta importância dos agentes de trânsito de Cuiabá
Brunna Maria/Secom-CMC
Por iniciativa do vereador Marcelo Bussiki (PSB), a Câmara de Cuiabá promoveu uma sessão solene nesta sexta-feira (22) em homenagem aos agentes de trânsito e transporte que atuam na Capital. A homenagem foi realizada em comemoração ao Dia Nacional dos Agentes de Trânsito,  celebrado no dia 23 de setembro.

De acordo com o vereador Marcelo Bussiki, a iniciativa busca reconhecer o trabalho executado pelos agentes, que vai muito além das autuações. Eles são responsáveis por verificar reclamações referentes a placas caídas, semáforos inoperantes, atrasos nas linhas de ônibus, estacionamentos irregulares, bem como fornecer orientações.

Hoje a Capital possui em torno de 200 agentes responsáveis pelo ordenamento do trânsito. "Agradeço a presença de todos. É um reconhecimento das pessoas que trabalham e que são destaque. Esta é uma oportunidade de a sociedade conhecer o trabalho de prevenção e educação do trânsito que todos vocês executam", disse.

Durante a sessão solene, o vereador entregou uma Moção de Aplausos a cada um dos 25 agentes de trânsito que, simbolicamente, representaram toda a categoria. Entre os homenageados está o diretor de Transporte da Secretaria de Mobilidade, Nicolau Jorge Budib.

Ele agradeceu a homenagem e se lembrou das dificuldades da profissão, diante das cobranças da sociedade. "Esta é uma profissão estigmatizada e não é reconhecida por grande parte da sociedade. Independentemente disso, o agente está fazendo o seu labor e, todos os dias, se faz presente em todos os cantos da cidade, tanto no trânsito, quanto no transporte", disse.

O presidente do sindicato dos agentes de trânsito, João Bosco, reforçou que a redução do número de acidentes e mortes no trânsito comprova a relevância do trabalho da categoria,  cujo resultado é maior segurança para motoristas e pedestres.

"Se não tivesse o trabalho dos agentes, por mais que tenhamos câmeras, não teríamos o trânsito que temos hoje. Pode não ser o melhor que Cuiabá poderia ter, mas é o melhor que conseguimos fazer diante das dificuldades e da defasagem de pessoal, porque o trânsito cresce a cada dia”, disse.

Também homenageado, o ex-secretário de Mobilidade, Thiago França, lembrou-se do intenso trabalho executado pelos agentes durante sua gestão e reforçou a importância de se homenagear a categoria que atua todos os dias, de sol a sol.

"Para mim, estar aqui no dia de hoje é um misto de vários sentimentos, do qual eu faço questão de destacar a alegria por ter tido meu nome lembrado e por rever todos. Quero aproveitar e dizer meu muito obrigado por tudo que fizemos com empenho, dedicação e suor de cada um dos agentes", encerrou.

Também participou da sessão solene a atual secretária municipal de Mobilidade, Luciana Zamproni.

Assessoria de Imprensa / Ver. Marcelo Bussiki

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus