29/09/2017
Secretária de Saúde apresenta resultados do segundo quadrimestre em Audiência Pública
Brunna Maria/Secom-CMC
A Secretária de Saúde de Cuiabá, a médica Elizete Araújo, apresentou o relatório referente ao segundo quadrimestre deste ano no Plenário das Deliberações da Câmara de Vereadores, na manhã desta sexta-feira (29).

A audiência atendeu ao que está regulamentado no artigo 36, no parágrafo 5º da Lei Complementar nº 141, de janeiro de 2012 que obriga ao Gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) prestar esclarecimento das ações da pasta a cada quadrimestre.

A convocação da secretária foi feita pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara, nesta legislatura composta pelos vereadores Ricardo Saad (PSDB), presidente, Paulo Araújo (PP), vice, e Dr. Xavier (PTC), membro.

Na justificativa do requerimento da audiência a Comissão destaca que a apresentação do relatório é necessária para que seja possibilitada a análise dos números alcançados e garantida a ampla divulgação dos serviços prestados pela Secretaria.

Em sua fala a Secretária observou “avanços ainda tímidos nos índices da atenção básica com melhora de 5,86%, na atenção secundária algo em torno de 40%”. Ela destacou também ações positivas da Vigilância Sanitária que aprimorou a liberação de alvarás com isso “diminuindo significativamente a reclamação dos usuários”. Outro avanço foi apontado na Central de Regulação cuja equipe finalizou contratos que vão garantir “maior resolutividade” junto a empresas prestadoras de serviços, embora a Central tenha pela frente o “grande desafio de diminuir a fila de espera para atendimentos”.

A área de saúde como um todo enfrenta porém o “grande desafio” de  atender uma demanda, naturalmente, crescente com um orçamento financeiro deficitário. A Secretária estima deverá fechar o exercício com um déficit de mais de 26 milhões. Ela informou que neste ano Cuiabá está trabalhando com um orçamento substimado da ordem de 691 milhões, mas já foi requisitado uma suplementação de 45 milhões.

Para 2018, com entrada de novas unidades em funcionamento esse valor deverá ser majorado obrigatoriamente. Contudo, ressaltou a Secretária, “estamos fazendo uma ginástica para atender a todos, fazendo remanejamentos internos. Vendo o que pode deixar para o próximo ano e resolver aquilo que é urgente”.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
ASSESSORIA