10/10/2017
Divulgação
Em nome da Câmara Municipal de Cuiabá, o Presidente desta Casa de Leis, vereador Justino Malheiros Neto, lamenta profundamente e comunica o falecimento da senhora Sarita Baracat,ocorrido na noite desta segunda-feira (09), em Várzea Grande, sua cidade natal.

Uma das pioneiras na política mato-grossense, Sarita exerceu cargos eletivos desde 1952 até 1982.

Sua trajetória política teve início com a eleição para vereadora de Várzea Grande em 1952, eleita pela UDN – União Democrática Nacional.

De 1967 a 70, foi a primeira mulher a comandar um Poder Executivo no estado, atuando à frente da prefeitura da Cidade Industrial.

Na legislatura de 1978 a 1982 ocupou cadeira de deputada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Sarita foi também professora e lecionou as disciplinas de Sociologia, História e Geografia. Era formada em Direito e Ciências Contábeis.

É uma das fundadoras, ao lado do irmão Rubens dos Santos Baracat, do Clube Esportivo Operário Varzea-grandense, o Chicote da Fronteira, cujas cores – vermelho, branco e verde – tornaram-se as cores da cidade.

Era viúva de Emanuel Benedito de Arruda, o Caboclinho, também militante político e desportista. Foi vereador por Várzea Grande e atleta do Operário, na fase amadora do futebol mato-grossense.

Tiveram dois filhos. O jornalista, colunista social e ‘promoter’ Fernando Baract e Nico Baracat, que foi deputado estadual e faleceu em 2002, quando exercia cargo de secretário de estado.

Kalil Baract, atual Secretário de Desenvolvimento Econômico de Várzea Grande é um dos seus netos, filho de Nico.
Sarita, aos 86 anos de idade, deixa um legado político e de ativista social calcado em obras que, de forma indubitável, demonstram seu amor por Várzea Grande e Mato Grosso.

Grande parte de sua vida política foi desenvolvida nos quadros do MDB – Movimento Democrático Brasileiro – partido fundado para lutar contra a ditadura militar que governou o país entre 1964 e 1985, que, com a redemocrartização transformou-se no atual PMDB.

Em recente homenagem prestada pelo Governo do Estado, no vídeo Tipos Mato-grossenses, asseverou: é muito importante a emancipação feminina. Eu entendo que o mundo seria muito melhor se tivessem mais mulheres na política.
Sarita nasceu em 29 de dezembro de 1930, filha de Miguel e Rosa Baract.