14/12/2017
Bussiki homenageia pessoas que se dedicam ao combate à corrupção
Arquivo/CMC
Vereador Marcelo Bussiki
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) realiza nesta quinta-feira (14) uma sessão solene em homenagem a pessoas que se dedicaram à prevenção e  ao combate da corrupção ao longo deste ano. A homenagem será promovida em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.

O evento acontece no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça, às 15 horas. A iniciativa busca reconhecer o trabalho executado pelos órgãos e pessoas que auxiliam a população a se conscientizarem sobre a corrupção e agirem contra os crimes a ela relacionados, além de estimularem o controle social, de acordo com Bussiki.

“Vamos homenagear os órgãos e entidades através dos seus líderes e alguns destaques de pessoas que fizeram um grande trabalho em 2017. É um momento que temos que reconhecer o trabalho feito por essas pessoas. É um trabalho difícil, mas eles estão mudando uma realidade não só da nossa cidade, mas do Brasil”, disse.

Ao todo, serão 106 homenageados que receberão Moções de Aplausos. Entre os homenageados está a juíza da 7ª Vara Criminal, Selma Arruda, que tem atuado em processos judiciais de grande destaque e repercussão no Estado.

Também serão homenageados outros membros do Judiciário, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), promotores de Justiça, além dos representantes da Rede de Controle e os conselheiros e servidores do Tribunal de Contas do Estado.

Além dos homenageados, haverá ainda a palestra “Vulnerabilidades dos Órgãos de Controle no Combate à Corrupção” proferida pelo Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União de Santa Catarina, Waldemir Paulino Paschoiotto.

A palestra será totalmente gratuita e aberta à população. Para o vereador, esta é uma oportunidade da sociedade entender os limites de atuação dos órgãos, como estrutura e legislação, por exemplo, bem como os seus deveres diante de seu papel fiscalizador.

“Hoje a população está muito desacreditada de tantas ações de corrupção que acontecem em todos os âmbitos. Então, é importante a sociedade estar envolvida em como funciona a fiscalização feita pelas instituições e esclarecer o papel que cada um tem para garantir uma sociedade melhor”, encerrou.

Assessoria de Comunicação/Marcelo Bussiki

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus