22/02/2018
"Feira cultura de arte primorosa e deliciosamente gastronômica", define Dr. Xavier
Secom/CMC
Vereador Dr. Xavier

Parlamentar elogiou a qualidade dos produtos artesanais, doces e salgados expostos no saguão do Legislativo de Cuiabá. A Feira se tornou tradição no recinto legislativo

Assessoria Gabinete - O vereador Dr. Xavier elogiou hoje (22) o trabalho dos expositores da Feira Cultural Campo DOurique (Gastronomia e Artesanato), montada no saguão da Câmara Municipal - Palácio Paschoal Moreira Cabral. Na definição do parlamentar, que tem acompanhado o esforço dos artesãos e dirigentes de estabelecimentos gastronômicos na capital, "trata-se de uma união profícua, em que a cultura se mistura às delícias expostas e o trabalho primoroso das peças artesanais".  Ele enfatizou a importância dessa iniciativa como divulgadora do potencial mato-grossense num segmento que qualifica de competitivo:

"Honra-nos bastante contar com a presença de pessoas tão empenhadas em divulgar nossa cultura, potencializando com que o Brasil inteiro tenha conhecimento da arte artesanal e profusão de talento gastronômico existente em Mato Grosso. A Feira Cultural, realizada rotineiramente na Câmara e também em outras instituições públicas, objetiva isso: divulgar nossa arte em seus diversos níveis, que, por sinal, têm evidenciado aprimoramento avançado", pontuou o parlamentar.

A opinião do vereador Dr. Xavier é compartilhada pelos próprios expositores. Segundo explicaram, trazer os produtos artesanais e de diversidade gastronômica até o saguão da Casa de Leis, geralmente nos dias de sessão plenária, realmente exige boa-vontade, admite a artesã Ivonil Amélia Maciel Infantino, 70 anos, cuiabana. Ela informa que sua "fábrica artesanal" é sua própria casa, local de produção de tudo quanto é tipo de artesanato, jogos de mesa, cama, banheiro, bonecas e outros. As encomendas podem ser feitas pelo celular (65) 9-9204.3385.

Para Claudinei Moraes, da área de gastronomia, é preciso persistir, pois as dificuldades existem sempre. Essas exposições públicas são importantes, a seu ver, por maior que sejam as dificuldades para a montagem das feiras. Claudinei é produtor de várias guloseimas salgadas e doces, a exemplo de pão de queijo, pamonha, bolo de arroz, etc. Montou uma Queijaria ("Mió de Minas") na Avenida Mato Grosso. "Fabrico 40 tipos de queijo diferentes, vale a pena conhecer. Alguns produtos - principalmente queijos - vêm de Minas Gerais, outros são daqui mesmo. Por enquanto, trabalho apenas durante o dia. Mas, futuramente, estenderei o atendimento à clientela a partir das 18h".

Conforme registra a história de Cuiabá, o Campo do Ourique, atual referência do Centro Geodésico da América Latina, local onde está sediado o Legislativo da capital, foi palco de eventos sangrentos no passado, as famosas batalhas da "Rusga". O lugar, então conhecido como "Largo da Forca", dispunha de área que comportava campo de futebol, utilizado para torneios diversos, entre eles touradas. Era um dos principais pontos de lazer da época na cidade.

Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Xavier

Fotos Relacionadas