14/03/2018
Servir Cuiabá e seus habitantes, essa tem sido a proposta de Justino Malheiros
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Vereador Justino Malheiros (PV)
Na data em que comemora mais um natalício, o dirigente do Parlamento Municipal diz que seu maior motivo de comemoração reside nas vitórias conquistadas durante seu mandato, sempre com apoio dos demais integrantes da Casa de Leis

"Nossa expectativa é de ampliar e garantir mais benefícios à população. Diria que é uma expectativa de responsabilidades", sintetizou hoje (14) o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Justino Malheiros, justamente na data em que registra mais um tento no calendário existencial. Malheiros considera avanço legítimo a realidade atual do Legislativo, agora sob ótica de aprovação dos munícipes. "O desgaste anterior, acumulado por cerca de 12 anos, já inexiste em vários aspectos, pois prevalece credibilidade àquilo que pautamos como proposta principal: servir Cuiabá e seus habitantes. O Parlamento deixou de ser a "Casa dos Horrores", denominação clássica pela inércia de administrações e/ou práticas corruptas perpetradas em tempos idos. Hoje, prevalece bom-senso, harmonia de trabalho entre os seus componentes. Diferencial francamente positivo e de inegável garantia de alcance às metas estabelecidas pelos vereadores".

Nesta nova fase de atuação ininterrupta em prol da sociedade cuiabana, "o Legislativo silenciou, de forma ética, a efervescência dos escândalos que agitaram todo o ambiente parlamentar", salienta Justino. "Não há motivos para debates em torno de algo que hoje inexiste no recinto da Câmara, a corrupção e seus inevitáveis escândalos, mancha negra do passado. Na atualidade, as divergências existem somente na fase ideológica, nos métodos de trabalho por Cuiabá e seus habitantes. O item corrupção não integra as discussões do presente exercício".

Justino disse que a determinação dos vereadores em manter sintonia de proximidade com a população, via audiências públicas e mesmo com gabinetes de portas abertas, "sinalizam novos tempos" de comprometimento social do Legislativo perante o município. "Todos os vereadores, sem exceção de bandeiras partidárias, trabalham arduamente. A mudança ora registrada, portanto, não é mérito exclusivo do presidente, mas de todos os parlamentares desta Casa. Há consenso de trabalho coletivo, somando-se a outros dispositivos motivadores ao próprio cidadão, a exemplo da Tribuna Livre. É nela que o cidadão expõe suas reivindicações, fala abertamente. E a Tribuna Livre tem sido cada vez mais procurada".

"O parlamentar agora sabe que sua intervenção a favor de determinada ala social terá retorno concreto. Irá beneficiar a comunidade em tempo recorde. Isso não acontecia antes"

Na sequência de ações dinâmicas dos gabinetes, ainda enumerou Malheiros, vêm as centenas de indicações e projetos de relevância social, que conseguem abrir trincheiras vitoriosas a cada dia. "Conforme citei, o vereador cuiabano tem trabalhado com firmeza reivindica, cobra, vai atrás, ouve os comunitários e, com eles, forma grupos de força para emplacar benefícios sucessivos às comunidades. Os projetos ganham ineditismo e celeridade antes sequer imaginada. Ou seja: o parlamentar agora sabe que sua intervenção a favor de determinada ala social terá retorno concreto. Irá beneficiar a comunidade em tempo recorde. Isso não acontecia antes, infelizmente".

Uma das propostas da Mesa Diretora é estabelecer a assinatura digital, cadastramento via Web. "Trata-se de um mecanismo eficaz, em estudo avançado. Cadastrada, a pessoa pode elaborar sugestões no site da Câmara, interligado a outras fontes de órgãos oficiais do município e em nível estadual. Vai facilitar muito na concepção de campanhas de reivindicação pública, em que normalmente é utilizado abaixo-assinado manual".

Justino Malheiros veio da iniciativa privada, formação na área de administrador de empresas. "Mas a política já estava ali, enfronhada de forma enérgica no meu sangue, a exigir trabalho". Ele afirmou se sentir assim realizado por sequenciar um sonho espontâneo da família: integrar a política. "Venho de uma geração de políticos, de detentores de cargos eletivos. Meu pai, João Antônio Malheiros, também presidiu este Legislativo, e o mesmo aconteceu com meu avô, Justino Malheiros, de quem herdei nome e sobrenome, com muito orgulho. Então, a tradição política teve sequência, e cá estou para desenvolver a missão que atualmente me compete. E tenho convicção de estar fazendo a coisa certa, dentro dos parâmetros de competência, cordialidade, atenção e solidariedade. E sempre consciente de que, sozinho, jamais chegarei a lugar nenhum. Ao passo que, aliados aos colegas de Parlamento, temos conseguido muitas coisas maravilhosas para o povo cuiabano e de nossa cidade".

Secretaria de Comunicação

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus