15/03/2018
Vereador Abilio constata que empresas em Cuiabá trafegam com ônibus com média de idade de 6 anos, contrato obriga 4,5
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Vereador Abilio Junior
Após análise e comparação de dados repassados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e da Associação Matogrossense de Transportes Urbanos (MTU), o vereador Abilio Junior (PSC) constatou que as empresas responsáveis pelo transporte público em Cuiabá estão trafegando com uma frota com idade média de 6,06 anos de uso, desrespeitando cláusula contratual com a Prefeitura de Cuiabá, que determina que essa idade esteja entre 3,5 e 4,5.

Conforme o parlamentar, várias justificativas foram apresentadas pelas empresas prestadoras do serviço – Integração Transporte, Pantanal Transporte, Norte e Sul Transporte – para efetivação do último aumento no preço da tarifa de ônibus ocorrido no final do ano passado, dentre elas: gasto com combustível e manutenção dos veículos.

Contudo, salienta Abilio, “essas justificativas vão de encontro com o tempo de uso desses ônibus. É claro que um veículo mais velho vai ter mais consumo de combustível, vai apresentar mais problemas de ordem mecânica e, consequentemente, vai passar por mais manutenção. Essas empresas vão ter que respeitar a cláusula contratual, caso contrário vamos cobrar pela aplicabilidade de multa, na ordem de R$ 1 mil por dia”, enfatiza Abilio.

Ainda conforme o vereador, esta semana o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor de Figueiredo, deverá apresentar um posicionamento sobre essa situação de descumprimento contratual. “Vamos aguardar a resposta. Mas, também, estamos pensando em uma audiência pública para debater sobre essa problemática. A população usuária do transporte público paga, e caro, por um serviço que deve ser prestado com qualidade”, afirma Abilio.

Mais informações, contate:
Dana Campos