Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
23/03/2018
1969: A Câmara Municipal de Cuiabá homenageia Sandra Abutakka, a Miss Mato Grosso
Arquivo da Coordenadoria de Cultura e Resgate Histórico/CMC

Por: Danilo Monlevade – Coordenadoria de Cultura e Resgate Histórico – Câmara Municipal de Cuiabá.

         Os concursos que elegem as mais belas mulheres de uma cidade, estado, país e internacional (Miss Universo) são bem comuns e frequentes. Há uma grande badalação em torno desses eventos, com uma cobertura midiática e sob os olhares de um público que torce e festeja, mas às vezes se frustra com a vitória de outra candidata, e não a sua. Como esquecer o caso de Marta Rocha e suas duas polegadas a mais no Miss Universo de 1954?    

          Cuiabá também é uma cidade que se dedica a escolher a mulher mais bela, e isso acontece há anos, como em 1969, quando a cuiabana Sandra Abutakka foi eleita Miss Cuiabá, e em seguida, Miss Mato Grosso. Ela era uma garota de apenas 18 anos de idade, e apresentava-se com um corpo de 1,62 metros de altura, 84 cm de busto, 63 de cintura, 92 de quadril, 56 de coxa, 21 de tornozelo e com 53 quilos. 

          De pele morena, Sandra encantou a cidade e os jurados, e foi prestigiada pelo jornal O Estado de Mato Grosso, que repercutiu todas as atividades de Sandra até a sua participação no concurso de Miss Brasil.

          A Câmara Municipal de Cuiabá não ficou alheia ao concurso, à vitória de Sandra e a sua participação no concurso nacional, quando representou o nosso Estado e, em especial, a cidade de Cuiabá. 

          Uma Sessão Solene foi realizada durante o recesso legislativo, no dia 5 de junho de 1969, ano do aniversário de 250 anos da capital, um ano glorioso, que dava mais significado à conquista do título de Miss Mato Grosso de Sandra, e a sua participação no concurso nacional. 

          A sessão foi realizada à noite, e contou com a presença dos vereadores e autoridades da cidade, como o prefeito Bento Machado Lobo, de representantes do governo do estado, amigos e familiares de Sandra, além dos cuiabanos, que foram prestigiar o evento e a sua Miss.

          O prefeito disse na oportunidade que os vereadores prestavam uma justa homenagem à Sandra, à  representante da beleza mato-grossense. “Sandra é uma moça modesta, simples e simpática”. Referindo-se a ida da homenageada para o Estado da Guanabara, onde se realizaria o concurso de Miss Brasil, disse que ela levaria o cetro da juventude, da lealdade, da simpatia, e da beleza da cuiabana e da mato-grossense. Outro a discursar foi o vereador Fuad Mubarak, afirmando que aquela noite era memorável na história da Câmara Municipal e rogava a Deus pela vitória de Sandra no concurso nacional. 

          O vereador João Coberlino, propositor da homenagem e do prêmio de 2.500 cruzeiros, discursou com mais entusiasmo, com belas palavras, que prefiro transcrever o disposto em Ata:

         “Naquela noite, estava ali, dominado pelo júbilo e por um ufanismo sem par, para dirigir palavras de homenagem impostergável à Miss Mato Grosso, Srta. Sandra Abutakka. (...) Realça o seu orgulho, a sua satisfação em saudar a mulher bela, em nome da coletividade, o que, sem dúvida, constitui um excepcional privilégio. Diz não ter ciência de que na vida toda daquela Casa Legislativa houvesse alguém recebido, com tanta satisfação e deleite, uma homenagem como aquela expressiva à beleza ímpar, à formosura que cativa. (...) Realça ser aquele um início feliz dos anais da Câmara onde se encontrarão páginas e páginas revestidas de meiguice e da graça, pois é a primeira vez que a Casa convida a Miss Mato Grosso. (...) Diz que ao receber a Miss Mato Grosso, com carinho e admiração, devemos fazer-lhes votos de que só encontre momentos felizes no longo caminho, no longo percorrer da estrada da vida, cheia de sorrisos e flores. Deseja que, no próximo embate, na Guanabara, Sandra Abutakka demonstre a sua classe, a sua altivez, a sua elegância: qualidades da mulher cuiabana.”

          Por fim, a homenageada, que estava visivelmente emocionada, ocupou a tribuna sob os aplausos dos presentes. Disse que se portava humildemente, sendo sim homenageada a beleza mato-grossense, representada por uma jovem cuiabana que crê nos destinos gloriosos da terra de D. Aquino Correia, na inteligência de seus filhos e na grandeza de caráter de seus homens. Realça ainda a terra de José de Mesquita, o berço glorioso de Rondon e pede que confiem no seu sucesso, em sua pessoa. 
Sandra foi prestigiada em várias cidades que passou até chegar finalmente na Guanabara, quando no dia 28 de junho, no ginásio do Maracanãzinho, acabou não se classificando entre as oito primeiras que disputariam a final, que condecorou a catarinense Vera Fischer como Miss Brasil.

          A desclassificação de Sandra, disse o repórter do jornal, não desmerecia os seus valores pessoais. Ela desfilou bem e elevou o nome do Estado de Mato Grosso, merecendo destacadas referências de jornalistas e comentaristas radiofônicos que fizeram a cobertura do evento, e sem dúvida, a população cuiabana a reconhecia como uma virtuosa representante. 

Fontes: Jornal O Estado de Mato Grosso, maio e junho de 1969 Livro Ata nº 25 (Acervo da Coordenadoria de Cultura e Resgate Histórico).


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.