05/04/2018
Dr. Xavier diz que uma "Atenção Básica estruturada é garantia de Saúde eficiente"
João Carlos de Queiroz/Assessoria Gabinete Dr. Xavier
Vereador Dr. Xavier
Em pronunciamento hoje (5) no Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador e odontólogo Dr. Xavier fez explanação minuciosa sobre a necessidade de a Atenção Básica (Saúde) do município ser suprida de condições essenciais às suas atribuições, para que isso se reflita em bom atendimento à população. O fortalecimento desse setor, pontuou o parlamentar, é um dos reclames diários dos servidores e pacientes SUS. Faz-se imprescindível, na sua avaliação, que o Executivo atente para a importância que a Atenção Básica representa para a qualidade dos serviços da Saúde no município, investindo em melhorias sequenciais no setor.

"Se a Atenção Básica não funciona da forma desejada, conforme querem servidores e merecem os pacientes, o restante fica comprometido, e demandas complexas começam então a ser acumuladas a partir daí, com sobrecarga no atendimento diário. A Atenção Básica, portanto, precisa ser operacionalizada da forma que é preconizada pela área de Saúde, não com paliativos que somente servem para acumular problemas e gerar entraves diversos, a exemplo de corredores lotados de pacientes. É o retorno da ausência de uma atividade preventiva, trabalho que deveria ser dinamizado pela Atenção Básica. O mais importante é prevenir doenças, porque isso melhora o fluxo no atendimento, tornando-o bem mais reduzido",

Enquanto providências não forem ultimadas de forma séria para respaldar a Atenção Básica, afirmou Dr. Xavier, a Saúde continuará capenga. "É uma realidade local, estadual e também nacional. Os gestores, por si só, deveriam refletir e consolidar à Atenção Básica a estrutura que esse setor necessita para funcionar 100%, tornando-se auxiliar dos demais setores de atendimento cobertos pelo SUS. Em Cuiabá, isso deveria estar acontecendo há muito tempo, não é problema novo, recente, mas antigo. Falha de impacto comprometedor, negativo, à Saúde Municipal. Quando dispormos de uma Atenção Básica estruturada, capaz de realizar suturas simples em salas equipadas, expedir atestados médicos, etc., haverá natural redução de pacientes nas UPAs e policlínicas. Tal providência acarretaria mais agilidade a setores secundários, de atendimento especializado, a exemplo de cirurgias diversas. No geral, nossa Saúde ainda se encontra muito desorganizada.  É preciso que o Executivo investa mais, consciente de que a solução de demandas da área não comporta mais paliativos", concluiu o vereador.

João Carlos de Queiroz/Assessoria Gabinete Dr. Xavier