18/04/2018
Professores recebem título de Cidadão Cuiabano pelo vereador Frankes
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Vereador Frankes
Nesta quinta-feira (19.04) é o dia de homenagear personalidades que são reconhecidas como "pau rodados" de Cuiabá. São pessoas que não nasceram nesta cidade, mas que enraizaram sua vida, seus objetivos e sonhos na terrinha de tchapa e cruz, onde com dedicação e amor contribuíram para o desenvolvimento da cuiabania. O vereador Professor Frankes Siqueira homenageará quatro professores e um advogado, ás 19h, no Tetro Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT).

Apaixonados por Cuiabá e sua gente, os homenageados que receberão esta honraria pelo poder Legislativo Municipal são os professores Cleyton Normando (doutor em geografia natural), Gênesis Barbará (mestre em História de Mato Grosso), Manuel Aguiar (mestre em Química geral), Luiz Both (doutor em Química Orgânica) e Waldemir Campos (mestre em Geometria), além do advogado Jacy Nilso Zanetti.

Cleyton Normando da Fonseca retribuiu em forma do trabalho como professor um pouco do que a cidade de Cuiabá fez por ele. Seus 24 anos de docência o possibilitou edificar sua família, criar sua filha e neta, amar e ser amado. Assim, sua relação com este chão de Manoel de Barros vem desde a sua infância e adolescência, que se enraíza até hoje nesses quase 44 anos de sua existência.

Cacerense, veio morar no bairro Araés, em Cuiabá, aos 18 anos de idade, no bairro Araés, e trabalhou como “ajudante faz tudo”, numa loja de venda de guaraná ralado chamada “Ranchinho do Guaraná”, no Beco do Candeeiro, região do centro histórico de Cuiabá. E foi neste local de trabalho em que conheceu uma das pessoas que mais o ensinou a respeito da cultura cuiabana e sua gente, “seu Dito”, como era conhecido Benedito Faick Joaquim.

No bairro Araés participa desde a década de 1990 das atividades desenvolvidas ali por blocos carnavalescos os quais participou inclusive de sua fundação, como Bloco Banana da Terra, Bloco Tradição do Araés e Bloco Unidos do Araés. Em todos, ele assumiu a função de Compositor e Intérprete de Sambas enredos, juntamente com outras pessoas da comunidade.

A música, especialmente o Samba é uma das suas maiores paixões e por conta disso se tornou também cantor de samba, quando os deveres do seu ofício os permitem.

O professor Gênesis Barbará é mineiro de São Lourenço, e coincidência ou não, este mineiro de DNA paulistano e alma cuiabana, traçou sua trajetória para o Estado de Mato Grosso e para Cuiabá de forma semelhante a rota realizada pelos antigos tropeiros e bandeirantes paulistas, assumindo ser muito mais que um pau rodado.

O mestre professor Manuel Aguiar é um paulista que se encantou com o Pantanal de Mato Grosso em 1982, o que motivou a prestar vestibular para Agronomia na Uniselva (hoje UFMT), quando conheceu a cidade de Cuiabá e o povo Cuiabano.

A primeira pessoa que conheceu em Cuiabá foi Luiz Mário, hoje Luiz Poção, e a segunda o Pio Toledo, hoje Maestro motivo pelo qual fica impossível não gostar de Cuiabá.

Atuante em Centros Acadêmicos na época da faculdade participou ativamente executando eventos culturais e sociais, como o projeto de manutenção da horta no hospital Adauto Botelho. Também participou do movimento de instalação da Casa do Estudante Universitário na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Jardim Itália.

Participou como estagiário na Secretaria de Transportes Urbanos na função de formar as primeiras filas de ônibus em Cuiabá na Praça da República e no recém inaugurado terminal de ônibus do CPA.

Além de professor de Química conhecido em Cuiabá, participou ativamente da cultura cuiabana e mato-grossense, promovendo, incentivando, fomentando e patrocinando as diversas áreas artísticas como teatro, dança, música e pintura, apoiando assim grupos como Teatro Cena 11, Flor Ribeirinha, Escola de Dança Arte Expressão, Banda 2 a 1, Jhonny Everson, Pacu Atômico, Carlão dos Bonecos, Caçulas do Samba, Hátoris, Juke Box, 4 Línguas, Caximir, Vicente Paulo, João Eloi, Gilmar Fonseca entre outros.

Já o professor doutor em Química Orgânica, Luiz Both, nasceu em Campina das Missões (RS) e aposentou-se no IFMT em 2016, após 42 anos de Magistério.

Ele integra a Comissão Científica das Olimpíadas de Química, formada por um representante de cada região do país, sendo ele o representante da Região Centro-Oeste.   Registra-se que a Olimpíada Estadual de Química de Mato Grosso, atualmente, é a terceira maior do Brasil, ficando atrás, em número de participantes, apenas do Ceará e da Bahia.

Cabe mencionar ainda que um de seus trabalhos de destaque estadual e nacional é sobre a Atualização da Nomenclatura Orgânica, uma de suas pesquisas no Mestrado.

O Waldemir Campos é outro professor cacerense que participou na formação de muitos cuiabanos. Ele é da área de Matemática e exerce a vocação desde o ano de 1987 como professores da rede estadual de Mato Grosso.

No ano de 2005 fundou com os seus três sócios o vereador e professor Frankes Márcio Batista Siqueira, Gênesis Bárbara e KaddHaeg Maciel a Fato Educacional.
Casado e com três filhos aproxima-se de quase meio século de vida e 30 anos de Magistério.

Já o paranaense, de Arapongas, Jacy Nilso Zanetti milita há mais de 40 anos como advogado, e boa parte em Cuiabá. Logo que chegou na capital mato-grossense, já com o registro da OAB, montou escritório de advocacia, situado na Rua Ricardo Franco e a partir daí angariou muitos clientes e amigos, dedicando-se a profissão sempre com ética e honestidade.

Por Beatriz Saturnino - Da Assessoria de Imprensa do vereador Prof. Frankes Siqueira

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)