Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
23/04/2018
Sargento Joelson concede títulos de Cidadão Cuiabano e homenageados comemoram
Assessoria/Gabinete Sargento Joelson
Oito pessoas que há anos contribuem decisivamente para qualidade de vida, educação e segurança da população e desenvolvimento da capital mato-grossense receberam o título de Cidadão Cuiabano na noite desta quinta-feira (19.04) por indicação do vereador Sargento Joelson (PSC).

Uma delas é a Tenente Raísa Helena Amorim Farinha, que nasceu na cidade de São Paulo (SP), cursou o ensino médio Instituto Federal de Tecnologia e Ensino de Mato Grosso (IFMT) entre 2004 e 2006 em Cuiabá e ingressou no Curso de Formação de Oficiais – Bacharel em Segurança Pública em 2009 pela Academia de Polícia Militar Costa Verde.

No ano de 2014, participou do curso de Especialização de Operações ROTAM PMMT e em 2017 concluiu o curso de Especialização em Comunicação Institucional pela Polícia de São Paulo.

Raissa diz que foi um grande privilégio receber o título de cidadã cuiabana e legitimar aquilo que sempre esteve no seu coração. “Amo minha cidade e a defendo com unhas e dentes. Através do meu serviço posso devolver um pouco do que essa terra fez por mim. Agradeço ao Sargento Joelson por me presentear com esse título. Agradeço a Deus por esta oportunidade fantástica. Como diz a música, ‘só não nasci em Cuiabá’, mas meu coração sempre foi cuiabana.

Outros quatro policiais militares foram homenageados pelo vereador Sargento Joelson: Sargento Giancarlo José Santana, Tenente Daniel Dias de Brito, Capitão Saulo Pellegrini Monteiro e o Sargento Ivanilton Soares Maia, todos com grandes serviços prestados à população cuiabana e merecedores do título. 

Delegada

O vereador Sargento Joelson também homenageou Elaine Fernandes da Silva, que é natural de Nortelândia, Médio Norte de Mato Grosso, e chegou em Cuiabá em 1997 para cursar Direito na Unic. No ano de 2000 foi aprovada no concurso público para exercer o cargo efetivo de professora. Já em 2005 prestou concurso público para o cargo de Delegada de Policia, foi aprovada e nomeada em 2007.

“Na segurança, desenvolveu brilhantemente seu trabalho na Delegacia de Repressão a Entorpecentes, Delegacia Fazendária, Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá e Delegacia de Defesa da Mulher”, observa Sargento Joelson.

Atualmente, Elaine Fernandes se encontra lotada na Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande, mas continua residindo em Cuiabá, município que a acolheu de braços abertos e onde escolheu para constituir a sua família. Para a delegada, receber o título de Cidadã Cuiabana é como receber uma certidão de nascimento histórica e social.

“É a mãe reconhecendo você como filha. Tenho um nascimento biológico em outro município. Mas, para mim, Cuiabá foi uma mãe gentil. Cuiabá me acolheu como filha da terra e foi aqui que nasci socialmente. Fui professora da rede municipal de educação e, no cargo de Delegada de Polícia, tive a oportunidade de contribuir para a segurança dessa terra querida. E, com esse reconhecimento, aumentou a responsabilidade, porque uma filha deste solo não deverá fugir da luta”, define Elaine Fernandes.

Professora 

A professora Loraine Ferrari Luz foi outra homenageada com o título de Cidadã Cuiabana. Ela nasceu em Ponte Branca, mais precisamente em uma fazenda a beira do Rio São João, em Mato Grosso. Em 1980, juntamente com mais três irmãs, mudou-se para Cuiabá.

No ano de 1987, aos 17 anos, ingressou na vida educacional. Desde então, dedica toda sua carreira profissional em prol da educação. Em 1996 ingressou na UFMT para cursar LetrasInglês. Por motivos pessoais, transferiu o curso para a Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas, graduando-se em Letras e Literatura Afins.

Dando continuidade aos estudos, torna-se pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Literatura - ICE e especialista em Literatura Mato-Grossense pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Desde então, toma conhecimento e gosto pela literatura produzida em Mato Grosso dedicando-se ao estudo e pesquisa. No ano de 2010 ingressou no mestrado, tornando-se mestre em Literatura e Vida social nos Países de Língua Portuguesa.


Ao longo desses 30 anos de trabalho, esteve sempre atuando como professora tanto no ensino fundamental como no superior em Cuiabá, dedicando-se a educação de crianças, jovens e adultos, não somente como motivadora, mas também como admiradora da cultura e da literatura cuiabana. Atualmente, atua como pesquisadora da UERJ, UFMTe UNIC.

“Fiquei muito grata pelo reconhecimento, senti-me honrada. Após anos morando aqui, já me sentia parte de Cuiabá. Hoje posso dizer que tenho orgulho de ser uma cidadã cuiabana. Obrigada pela escolha, pelo cuidado e carinho”.

Comerciante

Natural de Terra Boa, no Paraná, Adilson Tropeia, que mora no mesmo bairro do vereador Sargento Joelson, o Alvorada, conheceu Cuiabá em 1991, mas veio definitivamente em 1993 com esposa e o filho Rhuan Guilherme Tropéia, e montou seu próprio comércio de lanches onde reside e trabalha até os dias atuais.

Ser humano muito prestativo, herança de sua mãe Dona Amália, tem o hábito de ajudar o próximo. No ano de 2002, vendo a situação de carência de algumas crianças no bairro em que mora, decidiu comemorar o dia das crianças doando brinquedos e sorvete aos mesmos. Do primeiro e acanhado evento até o esplendor nos dias atuais, seu ato marcou e continua marcando a vida das crianças.

“Suas ações não param por aí ele. Ele sempre está pronto a ajudar quem precisa. É uma pessoa de coração bondoso e generoso, grandes exemplos de vida que herdou de seus pais”, relata Sargento Joelson.

“Cheguei em Cuiabá com o nome de pau rodado e hoje sou Cidadão Cuiabano. É como todos falaram, agora sou 100% cuiabano e isso representa todos esses 24 anos que estou aqui. Só posso dizer obrigado aos cuiabanos, ao Sargento Joelson, a todo mundo que me recebeu bem... fiquei a mil, muito emocionado com essa homenagem”.

Assessoria de Imprensa/Vereador Sargento Joelson


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.