Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
03/12/2008
Câmara recebe integrante da dupla Canarinho e Prisioneiro
O mestre, José Neves Aguiar, de 62 anos, que durante muito tempo foi estrela do rasqueado cuiabano com a dupla “Canarinho e Prisioneiro”, ocupou a tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá para agradecer a Moção de Aplausos. A homenagem prestada pela Câmara Municipal de Cuiabá através da vereadora Enelinda Scala (PT) marca o resgate da cultura regional.

“Prisioneiro” relatou a trajetória de vida e não escondeu o orgulho por ter gravado disco no Rio de Janeiro. Cantos e compositor também é responsável por nomes de sucessos da música regional. Sempre esteve presente na vida da cidade participando de shows e apresentações nos programas de rádios que marcaram época.

Relembra com carinho nomes famosos da musica regional como a dupla Henrique e Claundinho e Pescuma. Artistas que sofreram forte influência do mestre José Neves Aguiar. Fonte de inspiração para a nova geração é símbolo de resistência e devoção às tradições da terra.

O rasqueado cuiabano é a mais legítima manifestação da cultura regional. “Essa manifestação cultural resgata no povo o sentimento de ser mato-grossense, de fazer parte de uma população que é reconhecidamente acolhedora e pacífica e que deixa saudades em todos os corações”, disse a autora da homenagem.

A história do rasqueado remonta do período colonial, surgiu da junção da música e da dança da polca paraguaia, dos paraguaios que ficaram presos aqui durante a Guerra do Paraguai e do Cururu e Siriri dos ribeirinhos cuiabanos.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.