03/12/2008
Câmara comemora Dia Internacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
O Dia Internacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi comemorado com muita emoção na Câmara Municipal de Cuiabá, por meio de uma audiência pública que reuniu diversas instituições de luta, pelo seguimento.

O vereador Mário Lúcio (PMDB) lembrou aos presentes que, em decorrência da data, o mundo inteiro comemora o dia. “É com muita alegria que comemoramos, pois além das conquistas, temos o mais importante que é a vida”, enfatizou. O importante registro da data foi lembrado por todos como motivo de vitória, principalmente pelas inúmeras conquistas dos últimos anos, segundo o parlamentar.

“É preciso sim, discutir a data porque isso faz parte do meu trabalho”, lembrou emocionado, o vereador que foi homenageado por grande parte dos convidados do evento. Muitos lembraram da trajetória de luta, que data de 30 anos de busca pela acessibilidade em todos os seguimentos sociais, na capital e estado.
Mário enfatizou as conquistas que, segundo ele, tendem a crescer daqui para frente, pois a implantação dos Conselhos Municipal e Estadual, na capital, não deve permitir a continuidade do desrespeito às leis que asseguram os direitos da pessoa com deficiência.

Hoje Cuiabá possui 70 ônibus adaptados no transporte coletivo, o que equivale a 25% da frota, o mínimo exigido por lei; existem os conselhos que as instituições tentavam implantar há mais de 20 anos, grande parte das construções possuem rampas de acesso, algumas calçadas já foram readequadas, o Programa Buscar, que faz transporte de alguns deficientes que não têm meios próprios de locomoção, apesar de falhas, criticadas pelo vereador, no sentido de não haver respeito a horários, obrigando deficientes a deixarem eventos antes do término, para não serem deixados na rua.

“Não estou triste por deixar a Casa de Leis, acato a não reeleição, com a maturidade de quem acredita que Deus escreve certo por linhas certas. Somos nós que escrevemos por linhas tortas, quando não respeitamos o próximo, quando somos egoístas. Talvez Deus tenha entendido que quatro anos seria o suficiente para que, como parlamentar, realizasse o trabalho que deveria ser feito em prol dos deficientes. Todos nós somos vitoriosos, principalmente por termos sido agraciados com o dom da vida”, disse.

Fizeram parte da mesa de honra, do evento, a esposa do parlamentar, Mariley Auxiliadora de Jesus; o presidente da Associação Síndrome de Down, Heron Carlos Alves de Souza; Euze Carvalho, secretário-adjunto da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano; Marcino Benedito de Oliveira, da Associação dos cegos; Simone Márcia, presidente da Associação dos Intérpretes de Mato Grosso, entre outros representantes do seguimento luta pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Assessoria CâmaraCbá/Gleid Moreira