09/05/2018
Câmara Municipal homenageia Dia das Mães com orquídeas
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Iniciativa do presidente Justino Malheiros é, conforme ele próprio definiu, "um brinde coletivo de parabéns que o Parlamento estende a todas às mães"

Uma exposição variada de orquídeas é a homenagem que o Legislativo da capital já direciona às mães pelo seu dia, que será comemorado oficialmente neste domingo (13), iniciativa da presidência da Casa de Leis, via Coordenadoria de Cultura e Resgate Histórico. O orquidário está montado num estande no pátio frontal ao Palácio Pascoal Moreira Cabral, e funcionará até esta sexta-feira (11), com comercialização de vários tipos de orquídeas. Os preços foram fixados conforme tamanho, tipos e vasos no qual as flores estão acondicionadas, segundo os encarregados da mostra. O presidente da Câmara Municipal, Justino Malheiros, observou que esta exposição é mais uma forma de o Parlamento enaltecer justo valor à pureza das mães, "seres que frutificam vidas humanas no seu ventre, uma dádiva de Deus".

Conforme Malheiros, "exposições similares vêm ao encontro do reconhecimento geral que a sociedade em peso deve às mães. "Elas (mães) têm nos ensinado muito, e proporcionam provas diárias da prática integralmente espontânea de nobres sentimentos que acalentam em prol da família. Têm uma visão privilegiada até para entender a complexidade do homem, o que não é fácil. A contribuição das mães no contexto da humanidade, a nosso ver, é um privilégio constante", pontuou o presidente.

Um dos responsáveis pela exposição de orquídeas, Leanderson Pereira, gerente da matriz Orquidário Parecis, disse que eventos semelhantes acontecem no Dia das Mães, Dia da Mulher e, também, no penúltimo mês do ano, o denominado "Novembro Azul". "Nosso orquidário quer e tem conseguido contribuir para embelezar datas festivas. E o Dia das Mães, sem dúvida, é uma das mais importantes no calendário anual". Também explicou que as orquídeas se assemelham à mulher em muitos aspectos, a começar pela delicadeza e adequação a situações distintas.

"Quando na seca, essas plantas têm que ser regadas diariamente. Já por ocasião de um clima mais fresco, estável, as orquídeas não exigem muita água, e podem ser regadas dia sim, dia não, sempre pela manhã. A sensibilidade das orquídeas é outro fator similar ao lado sensível da mulher, da mãe. A homenagem prestada pela Câmara às mães termina incorporando mais valores merecidos, consequentemente".

A paranaense Carina Silva, auxiliar dessa mostra no pátio do Legislativo, afirmou que trabalhar com orquídeas é prazeroso. Ela exibiu os tipos de flores que podem compor uma decoração caseira. "Orquídeas caem bem em qualquer lugar, enriquecem o ambiente. Além das plantas, nesta exposição as pessoas podem adquirir vasos de formatos e tamanhos diferentes, acrescidos de subextratos, adubos complementares. E o mais importante: coletar informações de orquídeas. Afinal, cultivar orquídeas é quase um ritual atencioso, dado à fragilidade dessas flores e, curiosamente, uma surpreendente robustez que demonstram em algumas situações".

João Carlos de Queiroz/Assessoria Gabinete Dr. Xavier