10/05/2018
188ª Festeiros do Divino Espírito Santo visitam gabinete do Dr. Xavier
Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Xavier
Acompanhados do Imperador Vilson Neves, os festeiros do Divino estiveram hoje (10) no gabinete do vereador Dr. Xavier, oportunidade em que oficializaram convite ao parlamentar para que participe da Festa do Divino, que acontecerá entre os dias 18 e 20 deste mês, no Coxipó do Ouro, Cuiabá. Trata-se de um dos eventos tradicionais da capital mato-grossense, prestigiado maciçamente pela população do Estado e de outros lugares do País. Durante a realização da festa, o Coxipó do Ouro recebe dezenas de milhares de visitantes e autoridades em todos os níveis, principalmente ligadas ao setor turístico.

Segundo o Imperador Vilson Neves, os festeiros sempre realizam visitas domiciliares e em órgãos públicos anteriormente à realização da festa, espécie de convite geral à comunidade cuiabana/mato-grossense. São visitas igualmente festivas, explicou, quando as pessoas são "benzidas" pela bandeira, ritual que significa proteção divina. "Essa tradição é cultuada sempre com muito respeito e devoção pelos fiéis, e temos imenso prazer de coordenar os festejos. Mesmo porque é um acontecimento não apenas local, mas nacional".

Para o vereador Dr. Xavier, é sempre uma honra receber os festeiros do Divino. "É mais uma das belíssimas tradições cuiabanas, integradas aos costumes desse povo tão acolhedor e religioso. A presença da Bandeira do Divino Espírito Santo implica em honra elevada aos componentes do Parlamento Municipal. E como acontece todos os anos, a festa, a ser realizada no Coxipó do Ouro, será novamente sucesso total. A programação inclui cavalgada, peregrinação, Santa Missa, jantar e baile, no sábado. Já no domingo, haverá procissão, leilão de gado, almoço e bingo dançante. Na segunda, feijoada dançante das cozinheiras.  Uma diversidade interessante. Tudo feito com muito carinho e dedicação".

Após visitar o gabinete de Dr. Xavier, os festeiros se dirigiram ao Plenário da Casa de Leis, sendo recepcionados pelo presidente Justino Malheiros e demais parlamentares presentes à sessão plenária desta quinta-feira (10). Todos foram igualmente benzidos pelo grupo, oportunidade em que o presidente Justino Malheiros rendeu homenagem coletiva do Legislativo aos festeiros. "Vocês sempre organizam e levam avante uma festa calorosa, muito famosa no Estado e no Brasil inteiro. E a cada ano conseguem acrescentar mais novidades, todas do agrado geral dos participantes. Que, aliás, também têm aumentado significativamente nos últimos anos", afirmou.

188ª Festa do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário - Coxipó do Ouro 2018

Festeiros do Divino Espírito Santo

Imperador: Vilson Neves Imperatriz: Maria Zoelina Santos Costa Imperador de Honra: João Bonifácio Pedroso Imperatriz de Honra: Venina

Ferreira Rocha Capitão de Mastro: Joel Evangelista Nunes Alferes de Bandeira: Silene de Carvalho.

Festeiros de Nossa Senhora do Rosário 2018

Rei: Tércio Antônio Resende Rainha: Jhoicy Ellen Viana Duarte Amorim: Capitão de Mastro: Paulo de Azevedo Alferes de Bandeira: Dionísia Ferreira de Oliveira. Maiores informações: www.coxipodouro.com

João Carlos de Queiroz/Assessoria Gabinete Dr. Xavier

15/05 - Sala de Amamentação da Câmara de Cuiabá recebe certificação do Ministério da Saúde