21/05/2018
Bussiki propõe Dia do Procurador em homenagem a servidores
Eliel Tenório
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) realizou uma sessão solene em homenagem aos Procuradores do Estado, nesta sexta-feira (18), como forma de reconhecimento pela atuação desses profissionais em favor de Mato Grosso. O evento foi promovido em alusão ao Dia do Procurador do Estado, celebrado em 21 de maio.

A data foi instituída por uma lei estadual, motivo pelo qual Bussiki propôs a criação do Dia Municipal dos Procuradores do Estado a fim de ampliar a divulgação da carreira dos servidores responsáveis por garantir o interesse público e a aplicação dos princípios constitucionais, como representantes do Estado judicial ou extrajudicialmente.

Para o vereador, essa homenagem não é apenas um reconhecimento pelo excelente serviço prestado por esses profissionais, cuja carreira é uma das mais importantes do Estado, mas para destacar à sociedade a importância da atuação deles em prol da legalidade e da eficiência do gasto público.

“Os procuradores atuam não só para o Estado, mas para o município de Cuiabá. Por este motivo, apresento um projeto para criar o Dia Municipal do Procurador do Estado, pois não é só simplesmente um dia. É um reconhecimento desses profissionais altamente capacitados e que prestam um excelente trabalho”, disse.

Durante a sessão solene, Bussiki entregou uma Moção de Aplausos a cada um dos 34 procuradores que, simbolicamente, representaram toda a categoria de profissionais da ativa e os que estão aposentados. Em Mato Grosso existem 91 procuradores em atuação.

Entre os homenageados está a procuradora-geral do Estado, Gabriela Novis Neves, que agradeceu a homenagem e lembrou que a carreira de procurador não era conhecida até pouco tempo, mas sempre atuou como a missão de defender o Estado.

“Aqui tem um time de guerreiros que têm orgulho de fazer parte dessa instituição. Sei que essa homenagem é pelo fato de o vereador Marcelo Bussiki saber servir, como servidor público que é. E ele entende o quão difícil é nossa luta diária. Por isso, agradeço essa homenagem em nome de todos”, afirmou.

Também foi homenageado o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), Rodrigo Carvalho, que destacou a importância da Câmara de Cuiabá valorizar a carreira e dar visibilidade para que o cidadão saiba que existe uma advocacia do cidadão, que é a procuradoria.

“Quando a Câmara de Vereadores faz uma homenagem como essa aos procuradores, reafirma o compromisso dela com uma advocacia séria e com a legalidade. E a ciência da população de que a carreira existe e está aqui para servi-la é fundamental. Está de parabéns o vereador Marcelo Bussiki pela iniciativa.”, afirmou.

Presente no evento, o presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), promotor Roberto Aparecido Turin, também ressaltou a importância da carreira e da homenagem feita pela Câmara de Cuiabá.

“É nesse momento chamado de crise, ética e moral, que temos que valorizar o que temos de bom no país e que ainda funcionam com a esperança de que nossa jovem democracia vai se fortalecer muito mais”, afirmou.

O presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), juiz José Arimatéa Neves, aproveitou a oportunidade para reforçar a seriedade da instituição da Procuradoria Geral do Estado e ressaltou que os procuradores não são “advogados do governador”.

“Essa é uma carreira de grande importância para sociedade. Aquela profissão que está sempre à procura da justiça e defesa do interesse público e do Estado, acima do gestor A, B ou C. Uma procura permanente e sempre em prol de uma sociedade melhor. Parabéns pela homenagem”, afirmou.

Também esteve presente no evento a corregedora-geral da PGE, procuradora Glaucia Amaral, o vereador Lilo Pinheiro (PRB), dentre outras autoridades.

Assessoria de Imprensa/VER.Marcelo Bussiki