25/05/2018
Em Sessão Solene, Dr. Xavier entrega Moções de Aplauso a 96 profissionais odontólogos
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Solenidade teve lugar hoje (25) cedo no Plenarinho Ana Maria do Couto, e contou com as presenças de representantes da área odontológica no município de Cuiabá
O vereador Dr. Xavier entregou hoje 96 Moções de Aplauso a profissionais de odontologia que prestam serviço no setor público do município cuiabano. São odontólogos e técnicos que se destacam pelo empenho diário no exercício de suas funções. No pronunciamento de abertura, Dr. Xavier enfatizou que eles representam o todo da categoria, "pois os demais são igualmente merecedores de receber idênticos aplausos".  Também enfatizou sua luta para maior valorização dos auxiliares odontólogos, frisando que, na condição de parlamentar e profissional desse segmento, continuará se empenhando para que sua classe seja justiçada no âmbito do Poder Executivo, a fim de obter as conquistas desejadas {em termos salariais} e, também, melhores condições de trabalho.

"Reconhecimento é essencial para quem tanto faz pela saúde bucal. Refiro-me aos odontólogos e auxiliares, que realmente têm se esmerado no atendimento nos Postos de Saúde, policlínicas e PSFs da capital. Na maioria das vezes, lutando contra entraves logísticos diversos, e um deles reside justamente no reduzido quadro de profissionais habillitados na área, a ponto de alguns dentistas realizarem rodízios para suprir tal carência".

Conforme o parlamentar, ele não admitirá que nenhum projeto reforma nos Postos de Saúde e PSFs seja concluída sem inserir uma estrutura odontológica moderna. ""O dentista da família precisa estar presente nessas unidades, visto que é não mais admissível a existência de demandas semelhantes num município do porte de Cuiabá. Tenho lutado incansalvemente para o PSF do Jardim Independência, que ora passa por reforma, tenha um núcleo odontológico. Já avançamos ao conseguir uma readequação do projeto original. Lá haverá espaço disponível para receber o dentista, sem que seja necessário derrubar nenhuma parede. Mas isso deveria ser prerrogativa em todas as unidades SUS de Cuiabá, é nossa cobrança ininterrupta junto ao prefeito Emanuel Pinheiro".

Sobre a homenagem prestada aos odontólogos, Dr. Xavier disse que ela objetiva apenas prestar o devido reconhecimento ao trabalho que esses profissionais realizam cotidianamente, adiantando-se à comemoração oficial (25 de outubro - Dia do Profissional de Odontologia). "É uma homenagem mais do que merecida. Traduz, por outro lado, uma luta intensa, quando tentamos impor melhorias que facilitem o trabalho dos colegas odontólogos e, simultaneamente, também alerta a sociedade para a importância da saúde bucal - que pode implicar em fatores mais graves quando não tratada corretamente".

"Amo a odontologia. Acho que já nasci com franca destinação à profissão"

A declaração é de um dos homenageados na Sessão Solene, Geraldo Adalberto Marom, cirurgião dentista, natural do Rio Grande do Sul, natural da cidade de Três de Maio, desde 89 residente em Cuiabá. Geraldo residiu anteriormente na Alemanha e Angola (África). Atualmente, presta serviços no PSF do distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá. Ele expressou satisfação ao receber a homenagem: "Trata-se de um afago generoso do colega Dr. Xavier ao trabalho que realizamos no serviço público. É uma satisfação pessoal saber que isso é evidente perante a sociedade, quando somos valorizados. Vou guardar este momento com muito carinho".

Para Leandro Arruda, representante dos Centros Odontológicos de Cuiabá, os profissionais do setor enfrentam dilemas que passam ao largo do conhecimento da população. "Se alguém ficar doente, por exemplo, já compromete parte do atendimento normal, por vezes até paralisando o trabalho das unidades. A falta de auxiliares é um dos nossos maiores problemas. É fundamental que a odontologia pública de Cuiabá seja mais valorizada e seus integrantes tenham reconhecimento dos gestores à altura de sua dedicação extremada".

Também a presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos da Saúde Bucal, Edy Rosa, enfatizou isso no seu pronunciamento, após agradecer ao vereador Dr. Xavier pelo apoio prestado aos colegas odontólogos. "Ele está integrado à luta da categoria. É um esteio precioso com o qual contamos sempre", afirmou. Edy disse que a Moção de Aplauso também fortalece a autoestima dos profissionais de odontologia e sinaliza a possibilidade de que, efetivamente, consigam vitória nas suas reivindicações. "Todos prestam relevantes serviços à sociedade e, por uma questão de justiça, merecem contar com reconhecimento oficial dos gestores, não apenas restrito a palavras, mas em forma de homolgações às reivindicações buscadas há anos".

Idênticas observações foram feitas também pelo representante dos cirurgiões dentistas do município, Mário Luiz Corrêa, Doracy Glória da Silva, representante da ASB, e Leona Cristina Ferreira da Silva, do TSB de Cuiabá. No geral, são de opinião que os profissionais de saúde bucal ainda estão num patamar de desinteresse por parte do Poder Público, quando deveriam merecer prioridade, a exemplo dos demais setores da Saúde. "Os auxiliares de odontologia, por exemplo, os mais desprestigiados, ganham apenas 20% de insalubridade, mas merecem muito mais, não o dobro, mas 50%. Afinal, manipulam material infectado diariamente, risco contínuo. E enfrentam outras dificuldades. A falta de segurança em alguns núcleos odontológicos é uma das realidades enfrentadas cotidianamente. Quer dizer: há mais do que idealismo no desenvolvimento das funções delegadas e não delegadas, visto que eles, por amor legítimo à profissão, sempre conseguem ir mais além do geral comum".

João Carlos de Queiroz/Vereador Dr. Xavier