06/06/2018
"Estão brincando com a saúde da população", afirma Dr. Xavier
Assessoria de imprensa
Dr. Xavier com o diretor de Obras da Secretaria de Saúde, Wellinton Simões, e a arquiteta Karla Patrícia, no PSF do Jardim Independência
O vereador Dr. Xavier voltou a cobrar ontem (5), da Secretaria de Saúde do município, a continuidade das prometidas obras de reforma do Posto de Saúde do Novo Terceiro, unidade paralisada há meses. Isso tem gerado sérios transtornos à comunidade, segundo expôs. O parlamentar disse ainda que fatos do gênero reforça a ideia de que a Saúde Pública da capital não é merecedora da mínima atenção por parte do Poder Público Municipal. Exemplo disso, pontuou, é a cobrança do setor de Enfermagem, categoria que já ameaça entrar em greve.

"Ao que tudo indica, a Saúde tornou-se algo sem a menor importância, e jamais deveria ser assim. Porque, quando falta atendimento nesse segmento, a própria vida humana está em risco. Resumindo: é preciso insistir {junto aos gestores municipais} para que tenham clara visão acerca de suas responsabilidades e olhem a Saúde prioritariamente. No caso do Posto de Saúde do Novo Terceiro, temos cobrado a conclusão da reforma, mas até agora, nada. Resta acreditar mais em quê?" – indagou.

Dr. Xavier garantiu que continuará intensificando cobranças junto à Secretaria de Saúde e ao prefeito Emanuel Pinheiro, para que as obras prometidas no Novo Terceiro efetivamente aconteçam. "A comunidade está emitindo S.O.S. constantes. Não queremos é que o Posto de Saúde do bairro, unidade prestadora de excelentes serviços, inclusive às comunidades adjacentes, se transforme em mais um imóvel abandonado pelo município. Anteriormente, já mobilizei os técnicos responsáveis pelos projetos de reforma, o engenheiro Wellinton Simões, diretor de Obras da Secretaria de Saúde, e a arquiteta Karla Patrícia. Wellinton esteve reunido ontem com os membros do Conselho de Saúde do Novo Terceiro, às 15h. Aliás, ele sentiu o peso de indignação dos comunitários, representados pelos membros do Conselho Municipal de Saúde do bairro. Disseram estar cansados de promessas pífias (de continuidade das obras), e que a paciência da comunidade já se esgotou".

Após ouvir as queixas dos conselheiros, o engenheiro Wellinton Simiões pediu um prazo de 20 dias para resolver essa pendência da reforma do Posto de Saúde do Novo Terceiro. Os moradores estão se deslocando há meses em busca de atendimento até o PSF da Cidade Verde. "Enquanto o Posto de Saúde do Novo Terceiro "jaz ao abandono", outras ações empreendedoras, a cargo da Prefeitura, acontecem com celeridade. O prefeito Emanuel tem trabalhado, é indiscutível. O que quero deixar ressaltado é que nenhuma falha pode ser registrada no âmbito da Saúde, pois se reflete no todo da sociedade. E já que o Posto do Novo Terceiro está fechado para reforma, então ela deveria se tornar realidade, não parar a meio caminho. O povo está cansado  de ouvir promessas sem a menor visibilidade concreta. Esse é o sentimento que os moradores já perceberam, demonstrando idêntica indignação", sublinhou Dr. Xavier.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus