12/06/2018
Malheiros destaca importância de participação da sociedade em todos os projetos ambientais
Foto Ednei Rosa
presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Justino Malheiros(PV)
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Justino Malheiros, enalteceu hoje (12) a importância da realização de atividades relacionadas ao meio ambiente, com envolvimento de setores distintos da sociedade. Segundo Malheiros, quando há um despertar coletivo acerca desse tema, que ele considera complexo, merecedor de máxima atenção, então fica mais fácil com que projetos preservacionistas sejam desenvolvidos de forma sequencial, devidamente apoiados pelos munícipes. "Se ela, a sociedade, está receptiva a conceber iniciativas voltadas à preservação ambiental, solidarizando-se, de modo integral, àquelas em curso, efetivamente teremos bons resultados em menor tempo. Possibilita, inclusive, abraçarmos projetos berm maiores, por ora inconcebíveis. Mas isso não significa que estejam descartados, pelo contrário: a tenacidade do Partido Verde é intensificar um rol de ações que garanta um futuro melhor. Resumindo: um meio ambiente protegido, resguardado das graves sequelas que sofre na atualidade".

Malheiros enumerou a existência de muitas falhas que poderiam ser resolvidas, a maioria delas impactando uma gama de setores ambientais estratégicos. "Aí, falo do Rio Cuiabá, de suas nascentes, do desmatamento indiscriminado, e principalmente do lixo - que é jogado em todos os lugares, incluindo mananciais. Ao comemorarmos o Junho Verde, estamos, de certa forma, "puxando as orelhas" dos depredadores do meio ambiente, os que insistem em ignorar as mais elementares práticas preservacionistas. Talvez pensem que a natureza tem escudo imbatível para aguentar tantos trancos poluidores e, por consequência, devastadores. O ideal é que a sociedade esteja predestinada a ser parte dessa blindagem ambiental. Pois não se concebe vidas de espécie alguma com um meio ambiente assolado por atos destruidores, lamentavelmente a cargo daqueles que deveriam protegê-la".

O Junho Verde, explicou, que há dias mantém exposição de produtos orgânicos e ambientais no saguão do Legislativo cuiabano, com distribuição de mudas gratuitamente à população, é apenas um tímido dispositivo para alertar acerca dos graves conflitos que a natureza vivencia há décadas. "E isso acontece em face da negligência criminosa de setores diversos da sociedade. Daqui a mais alguns anos, talvez não tenhamos um terço das riquezas ambientais ora disponíveis. Vamos falar para os nossos filhos o quê? Que, por falta de esclarecimento, deixamos de preservar algo que também lhes pertencia? Equivale a assinar um termo de irresponsabilidade, de claro descomprometimento. Portanto, devemos, sim, é partir para o "ataque" em cima do que atualmente tem asfixiado a natureza, a fauna e a flora. Conta que vai chegar pesada também ao próprio homem, fato previsível, sombrio".

A esperança do presidente Justino Malheiros é de que ocorra uma mobilização urgente de todos os segmentos sociais.  "Seria uma medida capaz de promover reviravoltas resolutivas nesse "estado de inércia destrutiva na área ambiental, determinando a adoção de ações norteadoras à sua preservação". Para começar, sugeriu o parlamentar, "ninguém deveria jogar lixo em qualquer lugar, a exemplos de pneus que jazem nos leitos de mananciais responsáveis pelo suprimento alimentar de milhares de famílias. Porque, daqui a pouco, as pessoas não terão mais nada para pescar, sequer água potável para beber. Talvez nem imaginem que, um dia, os rios podem se tornar apenas correntezas de dejetos contaminados, já sem nenhuma espécie de vida no seu leito".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC