19/06/2018
‘Copa Ralinha’ Campeonato Esportivo que Promove Lazer e Geração de Empregos na ‘Baixada Cuiabana’
Ednei Rosa

Está chegando a final da ‘8ª Edição da Copa Ralinha Liga do Coronel de Futebol Socitey 2018’. A abertura do evento ocorreu no dia, (03.02) onde o apoiador e vereador por Cuiabá Wilson Kero Kero (PSL) declarou que o torneio é a “La Bombonera Cuiabana”. O evento é realizado anualmente no campo da Praça Ana Poupina, no Bairro Dom Aquino e possui a maior premiação ofertada em campeonatos na categoria society no estado de Mato Grosso, totalizando R$ 40 mil reais, distribuída em: 1º lugar, R$ 25 mil 2º lugar, R$ 10mil 3º lugar, R$ 3 mil e o 4ºlugar, R$ 2 mil.

De acordo com o coordenador do evento Hélio Luís a prática de jogar bola no local surgiu há alguns anos atrás, porém, não havia nenhuma estrutura no local nem mesmo o atual espaço de lazer, apenas um ‘campinho de futebol’. Lá eram realizados jogos simples pelos moradores das redondezas. Ao longo dos anos houve vários torneios com inúmeros organizadores, até chegar ao atual coordenador esportivo.

Ele conta como surgiu a primeira edição da ‘Copa Ralinha Liga do Coronel de Futebol Socitey’. “Eu que coloquei o nome de ‘Copa Ralinha do Coronel’, antes era conhecido como o ‘Campeonato do Zequinha’. O nome ‘Ralinha’ é devido ao gramado ser muito ralo. A nomeação ‘Coronel’ é uma homenagem que fizemos ao senhor Paulo um coronel aposentado da Polícia Militar, que foi o grande responsável por plantar algumas das árvores da praça, e como morava nas proximidades ficava sentado na lateral do campinho, acompanhava as ‘peladas’,” relata Luís.

Foi nessa época também que surgiu à parceria do Vereador Wilson Kero Kero com o coordenador. Essa união em prol do esporte amador já possui seis anos de histórias e conquistas. Nessa ‘8ª Edição da Copa Ralinha do Coronel de Futebol Socitey 2018’ o parlamentar apresentou indicações na Câmara Municipal de Cuiabá e através da Prefeitura de Cuiabá foi conquistada a arquibancada móvel, a iluminação e outros reparos.

Kero Kero fala da importância de promover essas ações à baixada cuiabana. “Muitas pessoas me perguntam por que luto tanto pela realização de eventos esportivos em Cuiabá, e a resposta é muito simples, o esporte além de levar uma qualidade de vida e ser benéfico à saúde consequentemente, ocupa o tempo ocioso desses jovens e crianças. E tem o papel fundamental de afastá-los das drogas e outras práticas criminosas. Outro ponto positivo é a geração de emprego que oferta a um pai de família que esteja desempregado, e trabalha de forma independente no campeonato” relata o vereador.

A vendedora autônoma Odinéia Rodrigues é uma desses exemplos que o vereador cita. Há três anos ela trabalha somente na Copa Ralinha e garante já ter fidelizado clientes ao longo desse tempo, o que garante uma boa renda financeira a ponto de contratar um funcionário. “Na época em que comecei a trabalhar era dona de uma marmitaria e por isso já tinha experiência. Os atletas do time ‘Ouro Verde’ do Bairro Dom Aquino me fizeram a sugestão de vender bebidas. E Agora já estou em meu terceiro ano. Só a minha barraca vende de 30 a 40 caixas de cerveja por final de semana”, fala Odinéia.

Segundo o coordenador o objetivo geral é levar entretenimento a população da baixada cuiabana. “O ‘Ralinha’ já está marcado no calendário esportista mato-grossense. É um Torneio forte que promove aquecimento econômico. Atualmente são 40 vendedores ambulantes que trabalham na praça de alimentação. E está se tornando uma oportunidade de lazer e emprego para essas pessoas”, finaliza o coordenador.

Ao todo são 31 equipes das cidades de Cuiabá, Várzea Grande (totalizando aproximadamente 20 bairros), Chapada do Guimarães e Nossa Senhora do Livramento. A final da ‘8ª Edição da Copa Ralinha Liga do Coronel de Futebol Socitey 2018’, ocorrerá no dia 07de julho.