05/07/2018
Dr. Xavier e produtores da comunidade Terra Vermelha cobram ponte de secretário
Assessoria/Gabinete Dr. Xavier
Acompanhado de um grupo de produtores rurais da comunidade Terra Vermelha, o vereador Dr. Xavier esteve hoje (5) cedo no gabinete do secretário de Obras de Cuiabá, Vanderlúcio Rodrigues, quando cobrou solução definitiva referente à ponte sobre o Córrego Taquaral, divisória das comunidades Terra Vermelha/Lajinha (região do Aguaçu). A ponte caiu em abril último, por ocasião de chuvas fortes, e até agora a Prefeitura não diligenciou nenhuma ação prática para restaurar a normalidade de tráfego pelo local, segundo o parlamentar. Mesmo caída, com uma das extremidades quase dentro do córrego, os moradores ainda utilizam essa ponte parcialmente, pois representa travessia estratégica para acessar o distrito da Guia, explicou. Os produtores enfatizaram que isso acontece porque a ponte possui melhor malha viária, além de encurtar expressivamente a distância entre Terra Vermelha e o Distrito da Guia. Todo o trecho, via Taquaral, tem apenas 11 quilômetros, contra os 19 da segunda alternativa, utilizada há meses.

Dr. Xavier exigiu que sejam tomadas providências o mais rápido possível para restauração e/ou construção de uma nova ponte sobre o Córrego Taquaral. Salientou para o secretário Vanderlúcio Rodrigues o grande desconforto diário dos comunitários pela quase interrupção da passagem no local e, também, os prejuízos acarretados pelo desabamento. "Muitos produtores estão inviabilizados de comercializar seus produtos nas regiões adjacentes, pois a ponte, do jeito que está, não comporta passagem de cargas, é perigoso. Soma-se a isso uma maior quantidade de tempo e combustível gastos quando a população empreende marcha obrigatória pela estrada secundária, cujo piso está repleto de irregularidades. É prejuízo em cima de prejuízo".

O secretário Vanderlúcio Rodrigues e a adjunta de Obras, Sílvia Andreato, afirmaram que o projeto de uma nova ponte está sendo trabalhado em regime intensivo pela Pasta, devendo ser concluído agora em julho. "Possivelmente, em agosto já partimos para o processo licititário", adiantou. Vanderlúcio  ainda acentuou que o caso da ponte do Taquaral é similar ao de outras comunidades. "Se não contarem (pontes) com uma fundação resistente, bases sólidas, elas tendem a cair a qualquer momento. Tivemos problema idêntico em Aguaçu, obra prestes a ser inaugurada. E o objetivo da secretaria é edificar outra ponte sobre o Taquaral, com extensão de 25 metros. A atual possui somente 11 metros".

Conforme o agricultor Eugênio Soares de Arruda, a comunidade de Terra Vermelha aguarda, ansiosamente, que isso seja logo resolvido. Ele enumerou as dificuldades dos habitantes da pequena localidade e de quem vive da produção rural. "Pela ponte do Taquaral, chegamos rapidinho na Guia (distrito) e em outros lugares, onde normalmente comercializamos os produtos cultivados aqui, em Terra Vermelha. Então, estamos esperançosos de que a Prefeitura resolva mesmo essa situação". Palavras também endossadas por Petrojames Mendes de Souza e Edemilson Martinho de Arruda. Uma outra reunião ficou agendada para acontecer ainda em julho.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC

Fotos Relacionadas

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!