12/07/2018
1ª Dama da Câmara Municipal enfatiza sucesso da "Campanha Aquece Cuiabá"
Ednei Rosa
Sâmara Dibyunes Malheiros afirmou hoje (12), na Tribuna Livre, que o sucesso da "Campanha Aquece Cuiabá" se deve, principalmente, ao apoio recebido das esposas dos parlamentares municipais e dos próprios vereadores, aliado à boa-vontade da sociedade cuiabana.

No seu pronunciamento hoje (12), durante a sessão plenária, a 1ª Dama da Câmara Municipal, Sâmara Malheiros, agradeceu a todos que colaboraram para o êxito da "Campanha Aquece Cuiabá", iniciativa da 1ª Dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, com apoio da Casa de Leis. Somente o Legislativo arrecadou 980 cobertores, trabalho que contou com esforço pessoal das esposas dos parlamentares, dos próprios vereadores e, também, dos servidores e sociedade, em geral, enfatizou. Sâmara Malheiros ainda disse ter apenas uma palavra para expressar seu sentimento em relação ao sucesso da campanha: "Gratidão". Não fosse essa corrente solidária, explicou, "formada de forma natural e tão firmemente, não teríamos chegado a esse patamar. É um calor humano reforçado agora pelos cobertores doados".

Na sequência, a sessão foi interrompida para a cerimônia de distribuição dos cobertores a 15 entidades carentes da capital, evento que reuniu mais de 100 pessoas no saguão do prédio da Câmara, incluindo representantes das entidades beneficiadas. Um dos lotes de cobertores foi reservado aos moradores de rua, informou Sâmara Malheiros. "O mais importante é que conseguimos atingir nossa meta de arrecadação, o que possibilita estender algum conforto aos semelhantes mais necessitados. Conforme já disse antes, o frio é impiedoso, não vê cara nem coração. É um dos símbolos do sofrimento mundial, associado à fome".

Também se pronunciando, o presidente do Legislativo, Justino Malheiros, parabenizou quantos se empenharam para que a arrecadação de cobertores superasse as estimativas iniciais da coordenação da campanha. "Estendo, aqui, agradecimentos especiais às esposas dos parlamentares e aos próprios colegas vereadores, todos realmente envolvidos em colaborar. Essa campanha não teve nenhuma bandeira partidária, mas uma só: a de união em prol do próximo, algo muito bonito que testemunhamos. Agradeço ainda aos servidores desta Casa de Leis, sem distinção de cargos: todos colaboraram".

Para o 1º vice-presidente do Parlamento, Renivaldo Nascimento, "exemplos semelhantes são gratificantes em todos os aspectos, reforçando a tese de que, por maior que sejam as diferenças sociais, há sempre grupos plantonistas predestinados a encetar jornadas do bem. Esse trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo, por meio das 1ª Damas Márcia Pinheiro e Sâmara Malheiros, é honroso em todos os sentidos. A maior premiação é saber que elas conseguiram chegar ao objetivo de assistir os carentes".

O secretário de Assistência Social de Cuiabá, Wilton Coelho, externou idêntica satisfação pela quantidade de cobertores arrecadados e o entusiasmo que envolveu a campanha. "Sempre nos emociona saber que há mobilização intensa das pessoas quando se trata de estender uma mão de socorro ao seu próximo. Isso é elogiável em todos os sentidos. De parabéns as coordenadoras diretas dessa campanha, 1ª Dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e a 1ª Dama do Legislativo, Sâmara Malheiros".

Segundo a secretária de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cuiabá, Elizângela Tenório,“essa ação aconteceu nos corações de toda Cuiabá, resplandecendo esperança de que há solidariedade de plantão para que os nossos irmãos carentes tenham amparo necessário nos seus momentos de angústia. E o frio, sabemos, é um deles, não poupa ninguém”.

Providencial, portanto, concluiu a secretária, “as ações humanas desempenhadas diuturnamente por anjos sociais, no caso as 1ª Damas do município (Márcia Pinheiro) e do Legislativo (Sâmara Malheiros). Ambas conduziram um exército determinado a arrecadar o máximo de cobertores. Um gesto belíssimo, de êxito coletivo de quantos se integraram espontaneamente ao grupo".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social/CMC