17/07/2018
"Postos de Saúde dos bairros Cidade Verde e Cidade Alta estão sobrecarregados", afirma Dr. Xavier
Assessoria/Gabinete Paulo Araújo
A paralisação das obras de ampliação do Centro de Saúde do Novo Terceiro, associada à reforma (em andamento) no PSF do Jardim Independência, têm causado transtornos diários aos usuários do SUS - Sistema Único de Saúde, afirmou hoje (17) o vereador Dr. Xavier. Situação que se reflete também no bem-estar operacional dos funcionários, praticamente impedidos de prestar o atendimento clínico desejado, a contento da população, observou. O parlamentar solicitou assim empenho urgente da gestão pública (Prefeitura) para concluir as obras no PSF do Jardim Independência e retomar as obras de reforma no núcleo clínico comunitário do Novo Terceiro.

"Ao paralisar a reforma no Centro de Saúde do Novo Terceiro - o que já dura meses -, automaticamente foi imposta à população para que se deslocasse ao postinho do bairro Cidade Verde, o mais próximo. Só que, pelas suas dimensões modestas, esse Postinho não comporta sobrecarga de atribuições. Consequentemente, registra superlotação de pacientes em suas dependências. Acúmulo que interfere diretamente no atendimento desejado pelos próprios servidores, que atuam de forma desconfortável. Hoje, todos estão literalmente espremidos naquela área. Mas, mesmo assim, cumprem o nobre dever de atender os comunitários, isso reconhecemos", sinaliza.

O mesmo incômodo acontece há meses no Posto de Saúde do bairro Cidade Alta, atualmente comportando atendimento duplo (dos comunitários locais e do PSF do Jardim Independência), citou o vereador Dr. Xavier. "Estive lá por várias vezes, visitas in loco, e pude testemunhar as dificuldades enfrentadas pelos usuários do SUS e, principalmente, a boa-vontade dos servidores em atendê-los. Esforço coletivo, idealista. Só que falta espaço útil, e fica difícil assimilar a demanda de duas unidades numa só, a despeito de os funcionários do PSF do Jardim Independência terem sido remanejados para auxiliar nos serviços clínicos e administrativos".

Conforme Dr. Xavier, "já passou da hora de ser concluída a reforma no Jardim Independência e retomados os serviços de ampliação no Centro de Saúde do Novo Terceiro". Ele salientou que isso ainda não aconteceu não por falta de cobranças enérgicas, postura que assumiu desde o início do seu mandato. "Por ser integrante da área de Saúde, médico odontólogo e membro da Comissão de Saúde na Câmara Municipal, estou cumprindo meu dever. Na última visita ao PSF do Jardim Independência, coloquei as duas questões como prioritárias para a diretoria de Obras da Secretaria de Saúde. Os técnicos prometeram resolver essa questão brevemente. Vamos intensificar mais cobranças".

Uma das bandeiras do parlamentar é para que todas as unidades de Saúde do município sejam dotadas de setor odontólogico. "O dentista da família é importante para que os comunitários possam ser assistidos e encaminhados a setores especializados quando o tratamento for mais complexo. Quando concluída a ampliação, o Centro Comunitário do Novo Terceiro terá estrutura odontológica. E no PSF do Jardim Independência, já conseguimos com que o projeto original encampasse também serviços semelhantes. No futuro, lá poderá ser montado gabinetes de odontologia sem ser preciso demolir nenhuma parede. O espaço já está assegurado ao lado, num amplo corredor". A visita ao PSF do Jardim Independencia contou com as presenças da arquiteta Karla Patrícia Leite Moreno, responsável pelo projeto, e diretor de Obras da Secretaria de Saúde, Wellinton Simões.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!