03/08/2018
Em sessão, Toninho de Souza cobra que Câmara fiscalize os recursos aplicados na Santa Casa

O vereador Toninho de Souza (PSD) retomou nesta quinta-feira (02/08) os trabalhos legislativos após o recesso parlamentar.  O vereador cuiabano falou sobre as expectativas para o início dos trabalhos legislativos deste segundo semestre.

“Este segundo semestre temos eleições Estaduais, mas não abrirei mão dos meus trabalhos como vereador desta Capital, continuarei fiscalizando e produzindo leis, defendendo os interesses da nossa população e faço questão de estar presente nas sessões”, explicou o parlamentar.

Durante a sessão o assunto principal foi à situação do Hospital Santa Casa de Cuiabá, os funcionários do setor de Saúde e Enfermagem deflagram greve por causa dos salários atrasados. Toninho de Souza falou sobre a realização de uma auditoria que irá levantar se existem falhas na Unidade de Saúde.

“Um das nossas funções é fiscalizar, não adianta o presidente da Santa Casa vir aqui, queremos  saber da lista de funcionários, de documentos, queremos saber como está sendo investido os recursos recebidos pela Santa Casa. Se existe suspeitas é preciso que seja investigado, pois o dinheiro precisa ser aplicado de forma transparente. E nós, como vereadores, temos o direito de pedir documentos, entender o que está acontecendo, o motivo pelo qual mais uma vez os funcionários estão cobrando salários atrasados, esse é o nosso papel,” disse.

Dejamir Souza, presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso, citou que a Santa Casa de Misericórdia recebe verbas distintas, incluindo do governo federal, além de bancar diretores com salários altíssimos e uma inexplicável equipe de engenheiros, assistentes sociais e nutricionistas.

A direção da entidade hospitalar alega falta de repasses constitucionais, argumento rebatido pelos governos estadual e municipal, com a devida apresentação de documentos comprobatórios. Diante desse impasse, a Casa de Leis endossou a instauração de auditoria na Santa Casa para saber quem está faltando com a verdade.

Verônica Rakel

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus