07/08/2018
Dr. Xavier aconselha consenso entre as partes
Foto Ednei Rosa
Conforme posicionamento emitido à imprensa pelo vereador Dr. Xavier, é preciso estabelecer consenso urgente entre as partes a fim de que esse imbróglio entre Santa Casa e Poder Público (Estadual/Municipal) seja resolvido o quanto antes. Ele entende que a demora num entendimento propício a todos vai beneficiar diretamente os funcionários, atualmente em greve. "Corta o coração ver os nobres enfermeiros e assistentes clamando por salários atrasados. Só Deus mesmo para saber o que devem estar passando em casa, sem suprimentos para si e seus dependentes. Estamos falando de crianças, idosos, necessitados da máxima atenção. Mas, sem os vencimentos em dia, tudo se complica, e aí é desespero geral, infelizmente".

O parlamentar ainda sugeriu que outros atores governamentais sejam envolvidos nesse processo, a exemplo do setor federal. "A União tem estado à parte de discussões tão importantes, hoje presentes em impasses grevistas. Assim, é primordial que também esteja integrada, em busca da solução tanto ansiada pelos gestores e funcionários. O que não pode continuar é esse prejuízo sequencial da área de Saúde, com reflexos gradualmente nefastos nos serviços de Saúde à população".

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde, vereador Ricardo Saad, respaldou as palavras do colega de Câmara, pontuando a importância de que seja encontrado um denominador comum para pronta resolutividade do problema da Santa Casa e de outros hospitais filantrópicos que convivem com falta de recursos. "O comprometimento do custeio, falta de recursos condizentes à demanda operacional, acarreta crises, greves e fechamento de portas de unidades que poderiam estar servindo o povo de forma satisfatória. A Saúde Pública está estourando  nos municípios, e Cuiabá é aporte natural. Só que não está aguentando o tranco. A União nunca foi chamada para melhorar a tabela do SUS".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC