16/10/2018
Justino Malheiros comemora implantação do projeto Eficiência Energética na Câmara
Brunna Maria - CMC
Dirigente parlamentar destacou a importância de parceria entabulada com a Energisa para a consolidação desse projeto, o que gerou uma economia imediata da ordem de R$ 600 mil reais, segundo suas estimativas

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Justino Malheiros, disse hoje (16) que se sente com o sentimento de "dever cumprido", por ter instituído, em dois anos, com apoio da Mesa Diretora, alguns avanços que considerava prioritários para o bom andamento dos trabalhos da Casa de Leis, no âmbito parlamentar e administrativo. Um deles, citou, é o projeto que trouxe modernidade e economia ao Parlamento, o da Eficiência Energética, caracterizado pela substituição de 132 aparelhos de ar-condicionado e 1.430 lâmpadas led. "Graças a uma parceria feita com a Energisa, a Câmara pôde empreender essas mudanças a custo zero. A Energisa bancou tudo".

Justino salientou que o projeto Eficiência Energética, de sua autoria, foi apresentado e aprovado pela diretoria da Energisa. "Realizamos várias reuniões. A Energisa avaliou tecnicamente e socialmente o rol de benefícios desse projeto para o município, e assim pudemos finalmente implantá-lo no Legislativo. A substituição da aparelhagem antiga de ar-condicionado e lâmpadas significa hoje maior comodidade e estrutura de trabalho para os gabinetes e parte administrativa do Legislativo. É uma comodidade que vem ao encontro da expectativa dos servidores veteranos e dos novos desta Casa. Ademais, afora a economia de R$ 600 mil, vamos economizar mais ou menos R$ 150 mil/ano. Também substituímos os computadores da Câmara, por meio de recursos próprios. A última aquisição ocorreu há 11 anos os atuais estavam ultrapassados".

Elogios do radialista Roberto França - O projeto Eficiência Energética da Câmara recebeu elogios por parte do apresentador Roberto França, do programa "Resumo do Dia".  Ele estendeu parabéns ao presidente Justino Malheiros e à Mesa Diretora do Parlamento pela determinação em buscar tais mudanças. "Foram duas grandes conquistas e iniciativas brilhantes da gestão Justino Malheiros. Também as boas coisas merecem ser divulgadas, não somente as ruins, como é de praxe, quando são evidenciados fatos negativos".

França elogiou a implantação de um novo novo sistema de informática na Câmara, setor agora dotado de computadores avançados. "O Legislativo demonstra que está determinado a evoluir, manter o passo de sintonia com o mundo moderno. E a substituição dos velhos computadores se agrega à dos aparelhos de ar-condicionado, mudança igualmente imprescindível. Os antigos aparelhos de ar-condicionado de há muito apresentavam problemas, panes elétricas sequenciais. Quer dizer: Justino Malheiros, no comando da Mesa Diretora, resolveu dois problemas de uma tacada só: pôs fim às panes de energia da instituição, sediada num imóvel antigo, e implantou uma notável modernidade funcional no Legislativo, por conta dos novos computadores".

A parceria firmada entre Energisa e Câmara também mereceu idênticos elogios do radialista. "Atualmente, economia é um dos fatores que deve ser levado em conta em qualquer âmbito da sociedade, em termos de empreendimento. No caso da Câmara, o órgão terá agora uma economia brutal, a partir desta parceria profícua feita com a Energisa. O ganho social é igualmente imenso. Reflete-se, naturalmente, nos servidores, agora com equipamentos de maior comodidade para realizarem suas atribuições, com luminosidade perfeita e refrigeração confortável".

João Carlos de Queiroz/Elizângela Tenório - Secretaria de Comunicação Social - CMC