26/10/2018
Artesãos do “Beco da Matriz” têm apoio de Toninho de Souza em reunião com Secretário

O vereador Toninho de Souza (PSD) esteve na tarde desta quinta-feira (25), juntamente com representantes dos Artesãos do “Beco da Matriz”, reunidos com o secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Gonçalves Gomes. O objetivo do encontro foi à busca legal da permanência dos artesãos no local.

O parlamentar explicou ao secretário que há anos é feita a tentativa de conseguir esta legalização. “Mais uma vez estamos buscando a legalização dos artesãos do “Beco da Matriz”, são comerciantes tradicionais, estão ali há muitos anos e precisam de uma permissão legal para que possam trabalhar despreocupados sem que sejam retirados do local a qualquer momento”, explicou.

A presidente da Associação Mato-grossense dos Artesãos (AMA), Devanir Dantas ‘Tuti’, disse que é preciso atualizar o dossiê onde constavam irregularidades atribuídas aos artesãos. “As irregularidades que foram colocadas no dossiê, que eram verdadeiramente da nossa responsabilidade, foram feitas, cumprimos com todas as exigências, agora precisamos saber se podemos ficar tranqüilos quanto a nossa permanência e se poderemos investir em nossas barracas”, pontuou.

O secretário Gilberto Gonçalves disse que está aguardando a sugestão de um Projeto de adequação do local que está sendo feito pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano – IPDU. “Esta sugestão de Projeto já está encaminhada, mas temos uma Comitê com integrantes dos setores envolvidos para que possamos resolver este impasse, a secretaria tem trabalhado para isso. Vamos aguardar o dossiê atualizado da Associação dos Artesãos, vamos analisar as melhorias e solicitar uma fiscalização no local,”, explicou.

Toninho de Souza lembrou o secretário da necessidade e urgência para que esse impasse que já dura anos seja resolvido. “Vamos fazer as coisas conforme alinhado, a Associação vai providenciar o dossiê atualizado das melhorias, a fiscalização poderá confirmar que os pontos que foram colocados como irregulares, já foram logo resolvidos. O local é tradicional, muitos turistas passam por ali, e mais, os artesãos querem garantias de que poderão ficar no local, tirar o seu sustento, pois todos sobrevivem daquele comércio, é importante que o quanto possamos resolver esse impasse com o Município da melhor forma possível”, finalizou o parlamentar.

Na próxima semana a presidente Associação Mato-grossense dos Artesãos, Devanir Dantas ‘Tuti’ vai entregar ao secretário Gilberto Gonçalves, um dossiê contendo todas as adequações realizadas, conforme solicitado aos artesãos do “Beco da Matriz”.

Verônica Rakel

Secom Cuiabá