30/10/2018
Justino Malheiros elogia preocupação do secretário Stopa com o meio ambiente local e região pantaneira
Brunna Maria - CMC
“O secretário José Roberto Stop, do Partido Verde, é um pensador da vida. Isso porque, quando protegemos o meio ambiente, automaticamente preservamos a continuidade existencial de todas as espécies, não apenas a humana...”

Essa iniciativa do titular de Serviços Urbanos da capital, José Roberto Stopa, de protagonizar ações contínuas para despoluir no Rio Cuiabá, foi parabenizada por vários componentes da Casa de Leis, entre eles o presidente da Câmara, Justino Malheiros, membro do Partido Verde. Malheiros respaldou as palavras de preocupação de José Roberto Stopa, acrescentando que toda mobilização a ser feita em prol da preservação ambiental é válida, merecedora de todo apoio possível.

“Já externamos aqui, em plenário, um sem número de vezes, o quanto o Rio Cuiabá tem sido massacrado por causa da poluição extravagante que recebe diuturnamente. O manancial se tornou depósito respeitável de esgoto “in natura” nas últimas décadas. Menos de 25% de todo o dejeto coletado é tratado, sendo lançado nas suas águas, antes límpidas, hoje impróprias para banho e consumo. Podemos encontrar, ao longo do seu leito, todo tipo e quantidade de objetos descartáveis, a exemplo de geladeiras, fogões, colchões, e outros...”

Na opinião de Justino, esta iniciativa da Secretaria de Serviços Urbanos terá reflexos de fundamental poder positivo no Pantanal, local de destino de todo o lixo jogado no Rio Cuiabá. “Alia-se a esse rosário de irresponsabilidade com o descarte de lixo orgânico e objetos diversos, outras coisas perigosas: produtos químicos e hospitalares. Também eles têm sido descartados aleatoriamente nas águas do nosso moribundo rio. A continuar dessa forma, o Rio Cuiabá não terá fôlego de vida por muito tempo: tende a se tornar apenas uma lembrança a ser vivenciada em vídeos e fotografias”.

Para o vereador Professor Frankes, o secretário Stopa está de parabéns pela iniciativa de despoluir o Rio Cuiabá, “É salutar vermos que os gestores estão ligados na importância de proteger o meio ambiente. Infelizmente, a poluição do Rio Cuiabá assumiu formato assustador, de morte do manancial. A tomada de providências aqui anunciadas vai aliviar em muito essa situação”, destacou.

Os vereadores Marcos Veloso e Dilemário Alencar também parabenizaram o secretário José Roberto Stopa pela posição ambientalista e pela presença no Parlamento, quando pôde expor, em detalhes, quais procedimentos vêm sendo adotados pela Pasta sob sua direção e os projetos em pauta para que os serviços tenham continuidade de forma eficiente e transparente.

Dilemário inquiriu Stopa sobre os números (despesas mensais) relativos a despesas na coleta de lixo, combustível e outros itens inseridos nesse serviço, bem como acerca do novo contrato prestes a ser licitado.

João Carlos de Queiroz – Secretaria de Comunicação Social - CMC