27/11/2018
Vereador Dr. Xavier consegue recursos para finalizar reforma no PSF do Jardim Independência
Assessoria de Imprensa
Agora que a pendência financeira foi resolvida e os recursos já foram liberados para continuidade dos serviços pela LD Construtora, a unidade clínica deve ser reinaugurada dentro de no máximo 60 dias, assegurou o secretário adjunto de Gestão, Flávio A. Taques da Silva, durante visita do parlamentar à SMS.

O PSF do Jardim Independência, responsável pelo atendimento SUS de dezenas de milhares de comunitários dos bairros adjacentes, será reinaugurado dentro de 60 dias, no máximo. Quem assegura isso é o adjunto de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Flávio A. Taques da Silva, que se reuniu ontem à tarde (27) com o vereador Dr. Xavier, líder comunitário da Região Oeste. Também o subprefeito Adelson Rosa (Região Oeste) participou da reunião..

Desde que o PSF do Jardim Independência interrompeu o atendimento há meses, a fim de ser submetido a reforma, Dr. Xavier vinha intensificando cobranças diárias e mobilizações documentais junto à SMS para a celeridade das obras, sempre ressaltando os transtornos sofridos pela população.  O vereador disse que a questão financeira, responsável pela paralisação dos serviços, foi finalmente resolvida com a quitação dos encargos devidos pela Prefeitura.

"Empreendi uma maratona de cobranças em todos os segmentos do Executivo, inclusive junto ao prefeito Emanuel Pinheiro, objetivando isto. Cabe agora à construtora sequenciar de imediato os serviços para a complementação da reforma. Temos em mãos os documentos comprobatórios da SMS de que a Construtora LD recebeu os recursos devidos na última sexta-feira. A secretaria (Saúde) nos adiantou ainda que irá acompanhar passo a passo a desenvoltura dos serviços. Quer dizer: garantia explícita para que nenhum imprevisto ocasione mais atrasos e consequente disponibilização do PSF à população do Jardim Independência e vizinhanças, hoje atendida no Posto de Saúde da Cidade Alta”.

"A SMS estará atenta ao desenrolar do processo de conclusão da reforma", garante o adjunto

O secretário adjunto Flávio Taques reforçou ao parlamentar que este acompanhamento por parte da SMS será intensivo. “Entramos em acordo com a empresa (LD) no sentido de fazer uma força conjunta para que esse PSF seja reinaugurado em 60 dias. No máximo, devo salientar. Pois pode ocorrer, conforme estimamos, de a unidade ser entregue num prazo menor”.

REUNIÃO - Uma reunião aberta à comunidade foi agendada para amanhã, às 17:30h, pelo vereador no PSF do Jardim Independência. A ideia é conclamar os comunitários locais, técnicos da construtora e gestores públicos (SDMS). “A população precisa ser inteirada de tudo que ocorreu, em termos da demora das obras, interrupção dos serviços e de como tudo foi resolvido. Há muita expectativa em torno da reinauguração desse PSF, órgão prestador de excelentes serviços àquela região”, afirmou Dr. Xavier.

Ainda na visita ao adjunto de Gestão da SMS, o vereador cobrou a reinauguração do Centro de Saúde do Novo Terceiro, igualmente em processo acelerado de reforma e ampliação. “Lá é mais complexo, pois encampa uma estrutura de serviços maior. Mas é imperioso que seja entregue o quanto antes e volte a ofertar atendimento de qualidade, via SUSl. A parte processual está concluída. Falta apenas a complementação de alguns quesitos normativos, quando será expedida Ordem de Serviço para a conclusão dos trabalhos”.

Outros núcleos de Saúde SUS do município - em idêntico processo de reforma - também constam no crivo de cobranças do vereador. “Tendo dito o seguinte: com Saúde não se brinca. Daí nosso empenho para sanar essas pendências que tanto afligem o povo”.

João Carlos de Queiroz – Secretaria de Comunicação Social - SCS