29/11/2018
Confederação Brasileira de Estilingue quer inserir esporte como modalidade esportiva no espaço escolar
Rafael Martine

Resgatar a cultura, paralelamente à prática de esportes ecologicamente corretos, é meta do trabalho desempenhado pela confederação

Esteve hoje (29) em visita na Câmara Municipal de Cuiabá o presidente e atleta profissional da Confederação Brasileira de Estilingue, Alberto Alves do Nascimento (“Betão Nascimento”). O objetivo foi propor indicação parlamentar para o Executivo no sentido de inserir o estilingue como uma das práticas comuns no espaço escolar do município, já protocolada na Casa de Leis por meio dos vereadores Nélson de Farias e Toninho de Souza.

“A Lei 6001/2015 é de autoria de Toninho de Souza, que regulamentou como bem imaterial, cultural, turismo e esporte e lazer o estilingue no âmbito municipal. Essa mesma lei é reconhecida no âmbito estadual (10.551/2017)”.

Na condição de atleta, Betão Nascimento informou ter participado de várias competições em nível nacional e internacional, incluindo o Campeonato Mundial, realizado recentemente na Itália. “Logramos ficar em 47º lugar. Esteve comigo lá também Josefina Gomes, formando dupla representativa do Brasil. Oficializamos, por ocasião desse evento, a criação da Federação Mundial de Estilingue, passando a integrar a diretoria da entidade na condição de membros-fundadores.

Segundo ele, na Europa existe uma série de eventos relacionados a essa modalidade há mais de 20 anos, o que o incentivou a tomar tal iniciativa, lutando pela regulamentação do esporte do estilingue e formação de clubes e associações do gênero.

Betão Nascimento ainda desenvolve projeto social com estilingue em Chapada dos Guimarães-MT. Ele enfatiza que o esporte não tem qualquer conotação com matança de animais, como alguns podem supor. “Pela normativa da lei, cada pai é responsável direto pelos menores na prática desse esporte, por si muito saudável. Realizamos palestras instrutivas acerca da importância da preservação ambiental, o que implica diretamente em não ferir animais, além de protegê-los o máximo possível”.

Projetos para portadores de necessidades especiais – O projeto desenvolvido pela Confederação Brasileira de Estilingue abrange também os portadores de necessidades especiais, seja na área de mobilidade urbana ou mesmo visual (“Além da Minha Visão”).

“Trata-se de um projeto belíssimo, que batizamos de “No Bico da Caneta, na Ponta da Mira”. O atleta precisa ter boas notas escolares, complementando todo o processo de formação. Isso vai se refletir positivamente na formação do cidadão, estabelecendo ganhos também no círculo familiar”.

Segundo Rafael Neto, coordenador da Coordenaria de Cultura e Resgate Histórico, “o projeto do estilingue é fundamentalmente importante para desenvolver o esporte e a questão ambiental”, visto que ambos estão interligados no dia a dia, pontua. “Resgata a própria cultura relacionada à prática do estilingue e ao “ecologicamente correto”.

Neto adiantou que haverá exposição do material do estilingue na próxima terça-feira (4), estendendo-se até quinta-feira (6) no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá. “Vai oportunizar com que as pessoas conheçam um pouco dessa cultura. O presidente da Confederação estará presente para explicar sobre o processo histórico estilingue, igualmente discorrendo sobre bodoque, estilingue (funda), estilingue de gancho, dedeira e boleadeira”.

João Carlos de Queiroz – Secretaria de Comunicação Social - CMC