30/11/2018
CONTRA ENCHENTES: Vereador quer que Cuiabá tenha bueiros inteligentes
Assessoria de Imprensa
O vereador de Cuiabá, Vinicyus Hugueney (PP), apresentou uma indicação ao Executivo para a implantação de bueiros inteligentes na cidade. O mecanismo visa impedir o entupimento das bocas de lobo e galerias pluviais, minimizando os alagamentos causados pelas chuvas que atingem a Capital. O parlamentar defende que a Prefeitura de Cuiabá realize um estudo para a instalação dos bueiros inteligentes em toda a cidade.

Hugueney explicou que o sistema atual de escoamento de água das chuvas apresenta falhas graves que geram os alagamentos. “O grande problema que temos hoje é que com as chuvas os bueiros atuais entopem, não cumprem sua função de escoar a água e criam um cenário de caos e destruição em toda a cidade, provocando muitos transtornos para a população”.

Os bueiros inteligentes são feitos com um material resistente com um cesto de lixo dentro da boca de lobo. “Este cesto age como uma peneira, barrando os resíduos e permitindo que a água passe para as galerias e, além disso, impedindo que aumente a poluição nos córregos e rios da cidade, o que também evita as enchentes”, pontuou o vereador.

Diversas cidades brasileiras já adotaram a medida e conseguiram minimizar os impactos das chuvas, comuns nesta época do ano. Ao longo do mês de dezembro, mais de 1 mil equipamentos serão instalados, por exemplo, no município do Rio de Janeiro. Outras cidades já iniciaram os estudos para implantação dos bueiros inteligentes. “Precisamos iniciar este projeto imediatamente. Tenho certeza que trará muitos benefícios para a nossa cidade e para a população”, finalizou Vinicyus.

Dados da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) apontam para a existência de mais de 4 mil escoadouros de água na cidade. O número de bueiros gera uma alta demanda para as equipes responsáveis pela limpeza manual dos escoadouros, dificultando assim a manutenção adequada que poderia minimizar o número de alagamentos. A indicação foi encaminhada ao titular da SMOP, Vanderlúcio Rodrigues da Silva, além do prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB).