03/12/2018
SAÚDE: Dr. Xavier alerta para a necessidade de entrega urgente das unidades em reforma
Assessoria de Imprensa
Parlamentar cuiabano citou o Centro de Saúde do Novo Terceiro como uma das prioridades."A reinauguração do Centro de Saúde do Novo Terceiro é a batalha em curso, felizmente com boas perspectivas..."

O vereador Dr. Xavier afirmou hoje (3) que as unidades de Saúde do município de Cuiabá precisam funcionar harmonicamente e sem interrupção, pois qualquer falha nesse ciclo de serviços SUS - pontuou -  prejudica em muito a população. Ele se referia às unidades que ora passam por reformas simples ou complexas, a exemplo do Centro de Saúde do Novo Terceiro (Região Oeste), paralisado há meses. O reinício dos serviços nesse centro só será possível porque o vereador Dr. Xavier promoveu diligências seguidas junto aos gestores municipais no sentido de resolver todos os impasses de ordem técnica/administrativa. Foi detectada pelo parlamentar uma série de falhas impeditivas ao reinício das obras, a começar pela desorganização do cronograma das mesmas.

"Ali (Novo Terceiro) já começou mal, pra ser sincero. Contrataram uma empresa que não levou adiante o projeto de serviços, redundando na situação atual: um Centro de Saúde inoperante e sem qualquer andamento na reforma anunciada. Então, foi preciso recomeçar do zero, incluindo procedimentos licitatórios, etc. A carta-convite está pronta, e nossa expectativa é de que a empresa a ser contratada cumpra fielmente os requisitos constantes no cronograma do projeto, além de promover celeridade na reforma e ampliação, a contento geral dos munícipes", disse Dr. Xavier.

O parlamentar destacou que o Centro de Saúde do Novo Terceiro será reinaugurado com uma unidade odontológica própria, projeto que ele lutou para ser viabilizado. "Sempre defendemos a implementação do dentista da família naquele centro, bem como a importância de contar com profissionais odontólogos em todas as unidades SUS do município, conforme já existe em algumas policlínicas. De imediato, estão assegurados R$ 200 mil para reiniciar as obras de reforma/ampliação no Centro de Saúde do Novo Terceiro. No total, os valores a serem investidos ali para finalização do trabalho devem ultrapassar R$ 300 mil".

DR. XAVIER: "As obras previstas para serem realizadas no Centro de Saúde do Novo Terceiro são complexas, visto que encampam reforma e ampliação. Entendo o quão importante é a operacionalização desse centro, motivo pelo qual abracei essa causa com tenacidade. Acredito que, agora, poderemos reiniciar os serviços ali em mais alguns dias, igualmente estabelecendo breve prazo conclusivo. Os trâmites legais foram ultimados e tudo está conforme exigem os órgãos de controle público".

Sobrecarga no atendimento - Dr. Xavier enfatizou que sua preocupação extrema com o Centro de Saúde do Novo Terceiro decorre do acúmulo de pacientes verificado diariamente no Posto de Saúde da Cidade Verde, hoje respondendo por demanda expressiva de pacientes do bairro vizinho. "Ali se encontram funcionários remanejados do Centro de Saúde do Novo Terceiro para auxiliar no atendimento geral, mas o espaço físico daquela unidade é insuficiente. O mesmo processo de lotação provisória de funcionários e direcionamento de pacientes acontece também no Posto de Saúde da Cidade Alta, que recebe pacientes do PSF do Jardim Independência. Esse último, por sinal, está finalizando reformas e deve ser reinaugurado dentro de 60 dias no máximo, segundo nos informou pessoalmente a diretoria da Secretaria Municipal de Saúde" .

João Carlos de Queiroz - Secretaria de Comunicação Social - CMC