11/12/2018
Primeira Dama Sâmara Malheiros: "Missão social é de todos nós"
Brunna Maria - CMC
Na Tribuna Livre, a Primeira Dama do Legislativo, Sâmara Malheiros, discorreu hoje acerca da segunda edição da campanha Natal sem Fome, e solicitou apoio de todos os vereadores para que a arredação de 2018 supere a de 2017, doação contabilizada em 15 mil cestas básicas

"Natal sem fome" é um Natal feliz. Para as famílias necessitadas, ter algum alimento à mesa, seja um simples arroz e feijão, é muito importante". Com essas palavras, a Primeira Dama da Câmara Municipal, Sâmara Malheiros, abriu seu pronunciamento hoje (11) na Tribuna Livre para falar da campanha natalina coordenada pela Primeira Dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, apoiada pela Casa de Leis do município e outras instituições públicas/privadas. Sâmara  enfatizou que a capital mato-grossense, a exemplo de outras cidades de porte avantajado e médio do País, também vivencia um quadro crítico social, centralizando a fome como uma de suas piores agruras. Disse que mais de 80 mil famílias estão inscritas no Cadastro Único e percebem renda mensal inferior a três salários mínimos, enquanto outras 23 mil têm como fonte de renda básica R$ 170,00 mensais, e 31 mil até abaixo de R$ 85,00. "Por aí já se tem uma ideia das dificuldades que essas famílias atravessam no dia a dia para sobreviver dignamente", destacou. "É, aliás, a principal motivação do nosso empenho para que elas tenham, neste Natal, suprimentos alimentares que possam torná-las mais felizes. Porque a fome não traz nenhum sorriso em nenhum semblante: é a assassina mais impiedosa que existe no Planeta".

Para 2018, a campanha Natal Sem Fome, desenvolvida pelas "Amigas de Cuiabá", grupo criado há dois anos, pretende atingir 20 mil cestas básicas, informou. Conforme Sâmara Malheiros, "queremos é superar tais números".  A meta do voluntariado engajado na atual campanha - observou - é levar algum alento às pessoas que se encontram abaixo da linha de pobreza, muitas em miséria absoluta. "É algo triste, mas, infelizmente, é uma verdade. Temos o compromisso de auxiliá-las e, paralelamente, tentar aglutinar mais participantes à campanha. Agindo assim, disseminando seus objetivos, gradualmente ela será robustecida. E poderá ser referência de ação decisiva para suprir mesas vazias de alimentos. Trata-se de um trabalho empenhado, sequenciado, e o mais importante: sem dis tinção de ordem político-partidária. Atribuímos a todos o dever espontâneo de colaborar com seu próximo neste Natal. Muitos têm agregado essa corrente solidária consolidada em Cuiabá em prol dos semelhantes desprovidos do básico alimentar. Podemos, sim, fazer muita diferença, facultar algo melhor para quem enfrenta tal drama".

Sâmara Malheiros ainda instruiu acerca do processo de doação das cestas básicas, e agradeceu a presença e apoio da futura Primeira Dama do Parlamento, Adélia Galvão, que estará na linha de frente da próxima campanha, anunciou. "Dona Adélia tem nos apoiado e incentivado, sugerido ideias... Quer dizer: ela já abraçou essa causa com entusiasmo dedicado. E estaremos continuamente receptivas a estender nosso apoio a futuras campanhas focadas em saciar a fome dos nossos irmãos, dentre outras iniciativas paralelas a serem desenvolvidas neste Parlamento, a exemplo da arrecadação de cobertores, realizada agora em junho. Desejo, enfim, muito sucesso à futura Primeira Dama Adélia Galvão, disponibilizando, desde já, nosso ânimo para colaborar em todas as empreitadas sociais que venham a ser desenvolvidas nesta Casa".

As três unidades da rede Fort Atacadista, duas em Cuiabá e uma em Várzea Grande, estão recebendo as doações. A cesta especial da campanha, composta por 17 itens alimentícios, inclusive panetone natalino, será vendida, a R$ 48,50, diretamente nos caixas dos respectivos hipermercados. O próprio Fort Atacadista doou três mil cestas básicas semelhantes.

João Carlos de Queiroz - Secretaria de Comunicação Social - CMC