12/12/2018
Evento no Plenário marca descerramento da placa que homenageia Moisés Martins
Brunna Maria - CMC
Familiares do homenageado e personalidades tanto da política quanto da cultura cuiabana participaram do evento de descerramento da placa do Espaço Moisés Mendes Martins Jr, realizado nesta quarta-feira (12), pela manhã, no Plenário das Deliberações na Câmara Municipal de Cuiabá.

Em coletiva à imprensa Moisés disse se sentir bastante lisonjeado com a homenagem, principalmente porque acontece em vida “aos 77 anos”, frisou. Ele destacou ainda que “o vereador vem para a Câmara com uma procuração, através do voto livre e soberano da população. Então, quando a população, pelos vereadores, me outorga uma homenagem dessa monta, é muito importante para mim .”

O Presidente da Casa, vereador Justino Malheiros (PV) disse que considera a homenagem em vida a forma mais justa de demonstrar reconhecimento ao trabalho prestado pela pessoa. “Moisés é um poeta, homem de cultura, compositor de músicas. Foi vereador neste Parlamento e é merecedor de todas as homenagens que a Câmara puder fazer”.

O Espaço que leva seu nome a partir de hoje é o lugar onde funciona a atual Coordenadoria de Cultura, mas que vai voltar a ser Secretaria, em mudança a ser implementada pela nova administração.

A Câmara de Cuiabá foi a primeira no Brasil a ter uma Secretaria de Cultura, que foi criada na gestão (2001-2002) do presidente João Malheiros que lembrou que quando chamou Moisés para conversar percebeu nele uma certa hesitação. “Alertei que não era um convite do Presidente da Câmara, mas uma intimação do povo de Cuiabá. Ele aceitou e fez uma grande gestão inclusive, indo além do pensávamos”.

O cantor e violonista Pescuma – ou Benedito Donizete de Morais, segundo registra o cartório de São Luís do Paraítinga – contou que chegou em Cuiabá em 1984 trazido por algum misterioso chamado da arte para ser o parceiro do Moisés em músicas que atravessaram as fronteiras do estado e permanecem vivas na memória e nas bocas do povo mato-grossense. “São por volta de 18 canções, a maioria delas retratando a cultura desta cidade. A de maior destaque, talvez seja Pixé que já foi gravada por vários artistas e orquestras”.

Representando a Academia Mato-grossense de Letras, o acadêmico José Cidalino Carrara usou da palavra para citar vários trechos das mais significativas obras do colega, Moisés ocupa a cadeira nº 08 e Carrara a de nº 09, deslindando a verve do poeta. Para ele, o obra de Moisés Martins “retrata a vida do povo que aqui vive” exemplificando, declamou “toda cidade tem seus tipos, Cuiabá também os têm, uma cidade sem eles vive cheia de ninguém”, que são versos de uma das canções compostas pelo homenageado.

Dentre os vereadores presentes, Abílio Júnior (PSC) foi à Tribuna e sublinhou que “não consigo ver Moisés sem Maria (esposa), se eu tivesse me casado com ela, eu é que seria o que Moisés é, tamanha a inspiração que ela emana”.

Os números musicais foram apresentados pelos jovens artista Ronaldo Rodrigues, voz e violão e Lucas Siqueira, saxsofone que interpretaram Pixé. Ao final, Moisés e Pescuma também apresentaram alguns números musicais.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ